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O raciocínio matemático em actividades de investigação numa turma do 5º ano do ensino básico

dc.contributor.advisorCarreira, Susana Paula Graça
dc.contributor.authorMartins, Isa
dc.date.accessioned2012-11-07T14:50:56Z
dc.date.available2012-11-07T14:50:56Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractEste estudo incide na diversidade de raciocínios matemáticos presentes nos alunos de uma turma de 5º ano – da qual sou professora – na realização de actividades de investigação. Pretendendo evidenciar e explicar a pluralidade dos raciocínios matemáticos, formularam-se as questões de investigação: (i) Que formas diferenciadas de raciocínio matemático apresentam os alunos e quais as razões que os podem conduzir a determinado raciocínio? (ii) De que modo os raciocínios dos alunos lhes permitem chegar a resultados, com ou sem recurso aos conteúdos matemáticos tratados nas aulas? (iii) Como é que os alunos compreendem as situações propostas e de que modo essa apropriação evolui com o decorrer da prática neste tipo de actividades? O quadro teórico apresenta conceitos e perspectivas que caracterizam a natureza e o papel das actividades de investigação na educação matemática e analisa a noção de raciocínio matemático e os seus processos fundamentais. Adoptou-se uma abordagem qualitativa, com o design de estudo de caso. A recolha de dados incluiu a observação participante, entrevistas aos alunos, notas de campo e documentos produzidos pelos alunos. Os alunos apresentam formas diferenciadas de raciocínio, que evidenciam os seguintes processos: concretização de dados; registo e organização de dados; procura de regularidades; formulação e justificação de conjecturas; teste e validação, particularização/clarificação e generalização. A diversidade foi uma evidência do estudo: alguns alunos revelam facilidade e persistência na formulação, teste e confirmação ou refutação de conjecturas, com tendência para as formalizarem algebricamente; outros limitam-se à formulação, evidenciando maior necessidade de manipulação e de experimentação, nem sempre conseguindo generalizar. Foi saliente a importância do uso de várias representações na articulação dos raciocínios dos alunos. Durante o estudo, os alunos evoluíram em muitos aspectos: crescente envolvimento, entusiasmo e empenho na execução das tarefas, auto-confiança, criatividade, autonomia, curiosidade, persistência, mobilização de conhecimentos matemáticos e capacidade de comunicação.por
dc.identifier.other37.015:51 MAR*Rac Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1800
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectActividades de investigaçãopor
dc.subjectRaciocínio matemáticopor
dc.subjectPensamento matemáticopor
dc.subjectMétodos pessoais dos alunospor
dc.subjectRepresentações matemáticaspor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectSala de aulapor
dc.titleO raciocínio matemático em actividades de investigação numa turma do 5º ano do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve.Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Matemáticapor

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