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O raciocínio matemático em actividades de investigação numa turma do 5º ano do ensino básico
dc.contributor.advisor | Carreira, Susana Paula Graça | |
dc.contributor.author | Martins, Isa | |
dc.date.accessioned | 2012-11-07T14:50:56Z | |
dc.date.available | 2012-11-07T14:50:56Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010 | por |
dc.description.abstract | Este estudo incide na diversidade de raciocínios matemáticos presentes nos alunos de uma turma de 5º ano – da qual sou professora – na realização de actividades de investigação. Pretendendo evidenciar e explicar a pluralidade dos raciocínios matemáticos, formularam-se as questões de investigação: (i) Que formas diferenciadas de raciocínio matemático apresentam os alunos e quais as razões que os podem conduzir a determinado raciocínio? (ii) De que modo os raciocínios dos alunos lhes permitem chegar a resultados, com ou sem recurso aos conteúdos matemáticos tratados nas aulas? (iii) Como é que os alunos compreendem as situações propostas e de que modo essa apropriação evolui com o decorrer da prática neste tipo de actividades? O quadro teórico apresenta conceitos e perspectivas que caracterizam a natureza e o papel das actividades de investigação na educação matemática e analisa a noção de raciocínio matemático e os seus processos fundamentais. Adoptou-se uma abordagem qualitativa, com o design de estudo de caso. A recolha de dados incluiu a observação participante, entrevistas aos alunos, notas de campo e documentos produzidos pelos alunos. Os alunos apresentam formas diferenciadas de raciocínio, que evidenciam os seguintes processos: concretização de dados; registo e organização de dados; procura de regularidades; formulação e justificação de conjecturas; teste e validação, particularização/clarificação e generalização. A diversidade foi uma evidência do estudo: alguns alunos revelam facilidade e persistência na formulação, teste e confirmação ou refutação de conjecturas, com tendência para as formalizarem algebricamente; outros limitam-se à formulação, evidenciando maior necessidade de manipulação e de experimentação, nem sempre conseguindo generalizar. Foi saliente a importância do uso de várias representações na articulação dos raciocínios dos alunos. Durante o estudo, os alunos evoluíram em muitos aspectos: crescente envolvimento, entusiasmo e empenho na execução das tarefas, auto-confiança, criatividade, autonomia, curiosidade, persistência, mobilização de conhecimentos matemáticos e capacidade de comunicação. | por |
dc.identifier.other | 37.015:51 MAR*Rac Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1800 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Actividades de investigação | por |
dc.subject | Raciocínio matemático | por |
dc.subject | Pensamento matemático | por |
dc.subject | Métodos pessoais dos alunos | por |
dc.subject | Representações matemáticas | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.title | O raciocínio matemático em actividades de investigação numa turma do 5º ano do ensino básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve.Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Matemática | por |