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O ensino das ciências no contexto de países em desenvolvimento de língua oficial portuguesa: intervenções em cooperação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCristiano, Maria Lurdes Santos
dc.contributor.authorVerissimo, Edite
dc.date.accessioned2016-02-03T14:58:49Z
dc.date.available2016-02-03T14:58:49Z
dc.date.issued2015-12-22
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Física e Química), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve^d2015
dc.description.abstractVivemos tempos de profundas injustiças, desigualdades, pobreza… Mas também são tempos de grande sensibilização para estes problemas e para uma ação global para os eliminar. A Educação é fundamental para a qualidade de vida humana e constitui um direito básico, reconhecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos; como tal, é prioritária na Agenda da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Portugal, enquanto país financiador, direciona a Ajuda Pública ao Desenvolvimento para projetos e programas de cooperação, com especial ênfase na Educação, que têm como principais parceiros os países da áfrica lusófona e Timor-Leste. Neste documento será descrito o percurso de uma professora formada em Física e Química que, depois de uma experiência inicial de ensino em Portugal, experiencia enquanto agente da cooperação portuguesa, realidades de ensino e formação tão distintas quanto as de Angola e Timor-Leste. Nestes países, ainda considerados Estados Frágeis, há um trabalho generalizado de reforço à Educação a ser feito, paralelo ao reforço da boa governação e da capacitação institucional; a formação dos professores e dos profissionais de saúde assume aqui uma dimensão fulcral. Há um fio condutor que relaciona estas experiências, e que é, do lado da formadora, os conhecimentos, técnicas e visão adquiridos ao longo de uma formação pedagógica e científica na Europa e, do lado dos formandos, a pertença a sociedades ainda pouco estruturadas, onde a ausência de meios de ensino adequados e de oportunidades de reflexão educativa constituem entraves à qualidade do ensino. Em comum está a partilha de uma língua e, até certo ponto, de uma cultura. As experiências formativas no ensino das ciências que aqui são descritas orientam-se pela preocupação em elevar as competências científicas e sociais dos formandos, como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde esses formandos se inserem. É ainda feita uma breve análise, sob o olhar e experiências da autora, à atuação e posturas da cooperação portuguesa; esta crítica torna-se particularmente relevante quando nos dias de hoje se percecionam mudanças nas caraterísticas das relações do nosso país com os tradicionais países recetores.pt_PT
dc.identifier.tid201180456
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7576
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.titleO ensino das ciências no contexto de países em desenvolvimento de língua oficial portuguesa: intervenções em cooperaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameVerissimo
person.givenNameEdite
person.identifier.orcid0000-0003-0352-5446
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication2f678005-d8fb-4cf4-8cd0-0d15f464b9c1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2f678005-d8fb-4cf4-8cd0-0d15f464b9c1
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Física e Químicapt_PT

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