Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A App MILAGE Aprender + na química orgânica: estudo exploratório com estudantes do ensino superior considerando o papel da orientação motivacional e das aptidões

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
dissertação AnaPatriciaCabral.pdf3.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No Ensino Superior (ES), uma UC considerada difícil é a Química Orgânica (QO). Atendendo ao insucesso existente atualmente no ES, cada vez mais academias e docentes se organizam no estudo de causas e preditores, bem como do impacto ou papel que determinadas estratégias ou ferramentas podem ter na promoção do sucesso e na prevenção do abandono escolar. A App MILAGE Aprender+ é uma ferramenta que tem vindo a ser utilizada no âmbito de diversas áreas, entre elas a Química. O presente estudo teve como objetivo central estudar as características individuais dos estudantes (e.g., sociodemográficas, aptidões e motivação), resultados anteriores (i.e., acesso superior e Química Geral) e o uso da App MILAGE no desempenho da Unidade Curricular de QO. Participaram 72 estudantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos (M = 20,28; DP = 3,45), do curso de Biologia Marinha (80,6%) e Biotecnologia (8,34%) da Universidade do Algarve. Procedeu-se à avaliação das características académicas atuais e anteriores, aptidões, locus de causalidade e perceção relativamente à App MILAGE. Os resultados mostraram que os percursos anteriores se caracterizavam por adequação na tipologia, mas que os seus resultados no acesso ao ES se relacionavam com o desempenho na UC de QO. Esta encontrava-se entre as UCs consideradas menos interessantes e mais difíceis. Ao nível da utilização da App, os estudantes foram distribuídos em grupos consoante a pontuação obtida e denotou-se que todos apresentavam maior orientação autónoma, bem como se diferenciavam relativamente ao raciocínio espacial. Os melhores preditores do desempenho na UC de QO foram a orientação autónoma e o número de alíneas resolvidas de nível 2. Tendo em conta os resultados encontrados, consideramos que se pode constituir enquanto contributo importante na área da QO e da aprendizagem no ES, uma vez que propôs um conjunto de construtos e dimensões pouco frequentes neste tipo de contextos.
In Higher Education (HE), one subject considered difficult is Organic Chemistry (QO). In response to the currently existing academic failure in HE, institutions and teachers are organizing the study of the causes and predictors, as well as the impact and role that certain strategies or tools can play in promoting success and preventing school dropouts. The MILAGE App Learn+ is a tool that was already used in various areas, including Chemistry. The aim of this study was to study the individual characteristics of the students (e.g., sociodemographic, aptitudes and motivation), previous results (i.e., access to higher education and evaluation of General Chemistry), and the use of the MILAGE App in the performance of the QO. 72 students participate, aged between 18 and 44 years old (M = 20.28; DP = 3.45), of the Marine Biology course (80.6%) and Biotechnology (8.34%) of the University of the Algarve. The current and previous academic characteristics, aptitudes, locus of causality and perception relative to the MILAGE App were assessed. The results showed that the previous courses were adequate in terms of the typology, but that their results were related to the performance in the QO. This subject was considered the less interesting and more difficult. At the level of use of the App, students were distributed in groups based on the points obtained, and they all presented higher levels of autonomous orientation, as well differentiate themselves in spatial reasoning. The best performance predictors of the QO were the autonomous orientation and the number of lines resolved at level 2. Taking into account the results found, we consider that it can be constituted as an important contribution in the area of QO and learning in HE, once it proposes a set of constructs and dimensions that are not frequent in this type of context.

Description

Keywords

Motivação Aptidões Locus de causalidade App MILAGE Química orgânica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License