Repository logo
 
Publication

A utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas áreas da Biologia e Geologia do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorModesto, Teresa
dc.contributor.authorRodrigues, Sónia Isabel Mateus
dc.date.accessioned2016-02-02T09:36:33Z
dc.date.available2016-02-02T09:36:33Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Biologia e Geologia), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractEste relatório propõe apresentar, numa primeira parte, o percurso profissional da autora enquanto professora de Biologia e Geologia do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, e relatar a formação académica complementar realizada após a licenciatura numa perspetiva reflexiva, evidenciando a importância desta vertente formativa para a valorização profissional e pessoal. Assistimos a uma profunda mudança na forma de vida em sociedade, como consequência da utilização de novos recursos tecnológicos que medeiam os processos informacionais e comunicativos entre os indivíduos. Estamos cada vez mais confrontados com o facto de os media (em geral) e os digitais (em particular) desempenharem um papel central na formação e construção de identidades sociais e culturais. Entendendo a escola como um espaço de criação de cultura, esta deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais avançadas da sociedade em que nos encontramos. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino está a experimentar um desenvolvimento extraordinário, tornando-se quase imperativo fazer delas aliadas do processo ensino-aprendizagem. A sua utilização implica, desde logo, uma modificação importantíssima nas estratégias de ensino e uma transformação muito relevante do conceito clássico de escola e de aula. Na segunda parte do relatório são apresentadas as várias ferramentas multimédia disponíveis para serem utilizadas no ensino da Biologia e Geologia pela população de professores e alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. São descritas as estratégias pedagógicas implementadas pela autora ao longo da sua prática letiva, instrumentos desenvolvidos, software e sites mais utilizados em contexto educativo. No final do trabalho é feita uma avaliação da utilização destas ferramentas interativas, enfatizando a sua relevância para a aquisição de competências que privilegiem, de uma forma geral, o desenvolvimento cognitivo e, em particular, o conhecimento e entendimento de conceitos científicos por parte dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid202463702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7562
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de biologiapt_PT
dc.subjectEnsino de geologiapt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectContexto educativopt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de atividadespt_PT
dc.titleA utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas áreas da Biologia e Geologia do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Biologia e Geologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio_Sonia_Rodrigues.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: