Publication
A utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas áreas da Biologia e Geologia do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Modesto, Teresa | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Sónia Isabel Mateus | |
dc.date.accessioned | 2016-02-02T09:36:33Z | |
dc.date.available | 2016-02-02T09:36:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Biologia e Geologia), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | Este relatório propõe apresentar, numa primeira parte, o percurso profissional da autora enquanto professora de Biologia e Geologia do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, e relatar a formação académica complementar realizada após a licenciatura numa perspetiva reflexiva, evidenciando a importância desta vertente formativa para a valorização profissional e pessoal. Assistimos a uma profunda mudança na forma de vida em sociedade, como consequência da utilização de novos recursos tecnológicos que medeiam os processos informacionais e comunicativos entre os indivíduos. Estamos cada vez mais confrontados com o facto de os media (em geral) e os digitais (em particular) desempenharem um papel central na formação e construção de identidades sociais e culturais. Entendendo a escola como um espaço de criação de cultura, esta deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais avançadas da sociedade em que nos encontramos. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino está a experimentar um desenvolvimento extraordinário, tornando-se quase imperativo fazer delas aliadas do processo ensino-aprendizagem. A sua utilização implica, desde logo, uma modificação importantíssima nas estratégias de ensino e uma transformação muito relevante do conceito clássico de escola e de aula. Na segunda parte do relatório são apresentadas as várias ferramentas multimédia disponíveis para serem utilizadas no ensino da Biologia e Geologia pela população de professores e alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. São descritas as estratégias pedagógicas implementadas pela autora ao longo da sua prática letiva, instrumentos desenvolvidos, software e sites mais utilizados em contexto educativo. No final do trabalho é feita uma avaliação da utilização destas ferramentas interativas, enfatizando a sua relevância para a aquisição de competências que privilegiem, de uma forma geral, o desenvolvimento cognitivo e, em particular, o conhecimento e entendimento de conceitos científicos por parte dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202463702 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7562 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_PT |
dc.subject | Ensino de geologia | pt_PT |
dc.subject | Ensino secundário | pt_PT |
dc.subject | Contexto educativo | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_PT |
dc.subject | Relatório de atividades | pt_PT |
dc.title | A utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas áreas da Biologia e Geologia do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Biologia e Geologia | pt_PT |