| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 476.47 KB | Adobe PDF | |||
| 86.41 KB | Adobe PDF | |||
| 718.49 KB | Adobe PDF | |||
| 5.1 MB | Adobe PDF | |||
| 168.34 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projecto de investigação apresenta um estudo sobre o trabalho teatral que o
encenador Ricard Salvat realizou durante seis meses (de Novembro de 1968 até Abril de
1969) na direcção artística do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra. Como
resultado do trabalho exercido pelo encenador nascem dois espectáculos: o primeiro baseado
no dramaturgo Bertold Brecht e o segundo na vida do autor e político galego Castelao. Esta
investigação pretende incidir especialmente no segundo espectáculo, de título Castelao e a
sua época.
Esse espectáculo, uma espécie de diálogo entre culturas peninsulares, não chega a ver a luz, já
que no dia da estreia no teatro Avenida, durante o XI Ciclo de Teatro, organizado pelo próprio
grupo, a polícia do regime prende Ricard Salvat e coloca-o na fronteira com Espanha,
impedindo a apresentação da peça. É desta forma que termina, em Coimbra, o trabalho de um
encenador considerado, à época, uma importante figura do teatro europeu.
Partindo de documentação da época, de entrevistas com os participantes e da recuperação do
texto do espectáculo, a investigação que iniciamos procura uma descrição completa da génese
e desenvolvimento do trabalho de Ricard Salvat em Coimbra, especialmente do projecto sobre
Castelao. Analisaremos o trabalho dos diferentes criadores artísticos que participaram no
espectáculo, assim como o processo de censura do mesmo, o tratamento dado pela imprensa
ao acontecido e as posteriores consequências do cancelamento no contexto de uma das
principais contestações sociais que o Estado Novo sofreu.
Cientes da importância histórica da Crise Académica de 1969, um dos objectivos principais é
o de apresentar uma narrativa o mais próxima possível do acontecido naqueles movimentados
meses. Outra das finalidades deste trabalho é a apresentação de uma primeira análise do que
teria sido o espectáculo nas suas vertentes textual, plástica e musical.
Description
Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Teatro e Intervenção Social e Cultural), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Ricard Salvat CITAC Crise académica de 1969 Galiza Castelao e a sua época
