Publication
Perfecionismo e procrastinação no contexto universitário: o que pode a autocompaixão fazer por mim e por nós?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carmo, Cláudia | |
dc.contributor.author | Vaz, Maria Beatriz | |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T12:49:53Z | |
dc.date.available | 2024-03-11T12:49:53Z | |
dc.date.issued | 2023-11-29 | |
dc.description.abstract | A saúde mental dos estudantes universitários tem despoletado um interesse crescente no campo da Psicologia. O ambiente académico, caracterizado por uma vontade em alcançar o sucesso, suscita nos estudantes, uma necessidade em corresponder às expectativas, próprias ou de outrem, de forma perfeita. Na sua componente desadaptativa, o perfecionismo associa-se fortemente à doença mental, sendo responsável pela etiologia, desenvolvimento e manutenção de uma vasto conjunto de sintomas e quadros clínicos. No contexto académico, associado ao perfecionismo surge tendencialmente a procrastinação. Designada como uma tendência em adiar tarefas, a procrastinação assume-se como potencialmente disfuncional quando o adiar da tarefa produz consequências negativas. Apesar de se tratar de um construto relativamente recente no domínio da psicologia contemporânea, a autocompaixão parece ser um recurso psicológico saliente como mediador entre os traços perfecionistas e os comportamentos procrastinadores no contexto académico. Os estudos que integram a autocompaixão na relação entre o perfecionismo e o procrastinação, no contexto universitário português são inexistentes. A presente investigação tem como principal objetivo compreender o papel da autocompaixão na relação entre as diferentes dimensões do perfecionismo e a procrastinação. A amostra foi composta por 60 estudantes universitários (78.3% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (M = 23.15, DP = 4.34). Os participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, à Escala Multidimensional de Perfecionismo, à Escala Quase Perfeita Versão reduzida, à Escala de Procrastinação (PASS) e à Escala de Autocompaixão. Os resultados demonstram que o perfecionismo surge associado significativamente à procrastinação. Verificou-se que a autocompaixão desempenha um papel mediador parcial na relação entre o perfecionismo e a procrastinação. Globalmente, os resultados sublinham a tendência dos estudantes universitários perfecionistas em procrastinar, na ausência de uma atitude compassiva face ao self. | pt_PT |
dc.description.abstract | The mental health of university students has sparked a growing interest in the field of Psychology. The academic environment, characterized by a desire to achieve success, raises in students a need to meet their own or others' expectations perfectly. Strongly associated with mental illness, perfectionism is responsible for the etiology, development and maintenance of a vast set of symptoms and clinical conditions. In the academic context, procrastination tends to arise, associated with perfectionism. Designated as a tendency to postpone tasks, procrastination is potentially dysfunctional when the act of postponing a task produces negative consequences. Despite being a relatively recent construct in the field of contemporary psychology, self-compassion appears to be a prominent psychological resource as a mediator between perfectionist traits and procrastinating behaviors in the academic context. Studies that integrate self-compassion in the relationship between perfectionism and procrastination in the Portuguese university context are non-existent. The main objective of this investigation is to understand the role of self-compassion in the relationship between the different dimensions of perfectionism and procrastination. The sample consisted of 60 university students (78.3% female), aged between 18 and 40 years old (M = 23.15, SD = 4.34). Participants responded to a Sociodemographic Questionnaire, to the Multidimensional Perfectionism Scale, to the Short Version Almost Perfect Scale, to the Procrastination Scale and to the Self-Compassion Scale. The results demonstrate that perfectionism is significantly associated with procrastination. Self-compassion was found to play a partial mediating role in the relationship between perfectionism and procrastination. Globally, the results highlight the tendency of perfectionist university students to procrastinate, in the absence of a compassionate attitude towards the self. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203437152 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/20480 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autocompaixão | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_PT |
dc.subject | Perfecionismo | pt_PT |
dc.subject | Procrastinação | pt_PT |
dc.subject | Saúde mental | pt_PT |
dc.title | Perfecionismo e procrastinação no contexto universitário: o que pode a autocompaixão fazer por mim e por nós? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |