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Authors
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Abstract(s)
O ensino superior tem um papel decisivo como motor de desenvolvimento dos cidadãos e das sociedades, no entanto, tem sofrido nos últimos anos alterações significativas em toda a Europa. Por consequência, também em Portugal o ensino superior tem vivido tempos conturbados, existindo atualmente uma diminuição do número de jovens a entrarem nas Instituições de Ensino Superior (IES), assim como um aumento do insucesso e do abandono escolar.
Embora continue a existir alguma relutância por parte das IES na utilização de técnicas de marketing nas suas funções de gestão, aos poucos estas têm vindo a mudar as suas estratégias, tentando captar e reter o maior número possível de estudantes, nomeadamente, alterando os 7 Ps do marketing de serviços, de forma a irem de encontro aos desejos e necessidades dos estudantes.
Sendo o principal público do ensino superior, os estudantes, este estudo visa conhecer o público-alvo de uma IES, mais propriamente, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (ISE), que tem vindo a enfrentar um problema de diminuição da procura.
Os resultados obtidos permitiram identificar o perfil dos estudantes; indicar os fatores que levaram os estudantes a escolherem esta instituição, bem como os canais de comunicação pelos quais tomaram conhecimento do ISE; apontar os pontos fortes e fracos da instituição e apresentar alguns fatores suscetíveis de merecerem uma reflexão particular, tendo-se considerado estes aspetos relevantes para se implementar o marketing relacional efetivo. Finaliza-se com hipóteses de atuação para a captação de potenciais estudantes, de acordo com o enquadramento teórico existente sobre a temática.
Description
Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2013
Keywords
Marketing Ensino superior Público-alvo Educação