Repository logo
 
Publication

O público-alvo de uma instituição de ensino superior: o caso do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCarrasqueira, Helder
dc.contributor.authorPereira, Sandra Maria Pires
dc.date.accessioned2015-11-20T09:34:28Z
dc.date.available2015-11-20T09:34:28Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.descriptionDissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2013
dc.description.abstractO ensino superior tem um papel decisivo como motor de desenvolvimento dos cidadãos e das sociedades, no entanto, tem sofrido nos últimos anos alterações significativas em toda a Europa. Por consequência, também em Portugal o ensino superior tem vivido tempos conturbados, existindo atualmente uma diminuição do número de jovens a entrarem nas Instituições de Ensino Superior (IES), assim como um aumento do insucesso e do abandono escolar. Embora continue a existir alguma relutância por parte das IES na utilização de técnicas de marketing nas suas funções de gestão, aos poucos estas têm vindo a mudar as suas estratégias, tentando captar e reter o maior número possível de estudantes, nomeadamente, alterando os 7 Ps do marketing de serviços, de forma a irem de encontro aos desejos e necessidades dos estudantes. Sendo o principal público do ensino superior, os estudantes, este estudo visa conhecer o público-alvo de uma IES, mais propriamente, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (ISE), que tem vindo a enfrentar um problema de diminuição da procura. Os resultados obtidos permitiram identificar o perfil dos estudantes; indicar os fatores que levaram os estudantes a escolherem esta instituição, bem como os canais de comunicação pelos quais tomaram conhecimento do ISE; apontar os pontos fortes e fracos da instituição e apresentar alguns fatores suscetíveis de merecerem uma reflexão particular, tendo-se considerado estes aspetos relevantes para se implementar o marketing relacional efetivo. Finaliza-se com hipóteses de atuação para a captação de potenciais estudantes, de acordo com o enquadramento teórico existente sobre a temática.pt_PT
dc.identifier.tid202258122
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7085
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPúblico-alvopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titleO público-alvo de uma instituição de ensino superior: o caso do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarvept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O Publico Alvo do ISE.pdf
Size:
1.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: