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O público-alvo de uma instituição de ensino superior: o caso do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carrasqueira, Helder | |
dc.contributor.author | Pereira, Sandra Maria Pires | |
dc.date.accessioned | 2015-11-20T09:34:28Z | |
dc.date.available | 2015-11-20T09:34:28Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2013 | |
dc.description.abstract | O ensino superior tem um papel decisivo como motor de desenvolvimento dos cidadãos e das sociedades, no entanto, tem sofrido nos últimos anos alterações significativas em toda a Europa. Por consequência, também em Portugal o ensino superior tem vivido tempos conturbados, existindo atualmente uma diminuição do número de jovens a entrarem nas Instituições de Ensino Superior (IES), assim como um aumento do insucesso e do abandono escolar. Embora continue a existir alguma relutância por parte das IES na utilização de técnicas de marketing nas suas funções de gestão, aos poucos estas têm vindo a mudar as suas estratégias, tentando captar e reter o maior número possível de estudantes, nomeadamente, alterando os 7 Ps do marketing de serviços, de forma a irem de encontro aos desejos e necessidades dos estudantes. Sendo o principal público do ensino superior, os estudantes, este estudo visa conhecer o público-alvo de uma IES, mais propriamente, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (ISE), que tem vindo a enfrentar um problema de diminuição da procura. Os resultados obtidos permitiram identificar o perfil dos estudantes; indicar os fatores que levaram os estudantes a escolherem esta instituição, bem como os canais de comunicação pelos quais tomaram conhecimento do ISE; apontar os pontos fortes e fracos da instituição e apresentar alguns fatores suscetíveis de merecerem uma reflexão particular, tendo-se considerado estes aspetos relevantes para se implementar o marketing relacional efetivo. Finaliza-se com hipóteses de atuação para a captação de potenciais estudantes, de acordo com o enquadramento teórico existente sobre a temática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202258122 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7085 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Marketing | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Público-alvo | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.title | O público-alvo de uma instituição de ensino superior: o caso do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Marketing | pt_PT |