Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
206.42 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A prática letiva é potenciada e condicionada por um conjunto de dimensões, entre as quais
se encontram as cognições do professor (objetivos, crenças e conhecimentos). Todas elas interferem
diretamente no processo de ensino, porém, quando lecionamos matemática, os conhecimentos do
professor, relativos aos conteúdos, à sua natureza e à forma como os pode tornar perceptíveis para
os alunos assumem um papel de relevo, pois, se o professor não possuir um sólido e consistente
mathematical knowledge for teaching, as possíveis lacunas que possua transparecem nas oportunidades
de aprender que efetiva aos seus alunos. Este artigo apresenta um modelo de análise do trabalho
letivo, evidenciado através da prática de uma professora do 1.º Ciclo, discutindo as relações entre
as componentes de tal modelo num episódio em que a professora tem por objetivo (declarado a
posteriori) consolidar a interpretação/“inferência” de dados a partir de um pictograma anteriormente
elaborado. Após a apresentação teórica do modelo e uma sua concretização no episódio referido,
discutem-se algumas potencialidades da realização deste tipo de análise e discussão na formação
inicial e/ou contínua de professores, de forma a trazer para as discussões aspectos matemáticos e
do seu ensino e a não focar apenas questões de natureza educativa em geral.
Description
Keywords
Modelação da prática Cognições Mathematical knowledge for teaching
Citation
Publisher
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação