Repository logo
 
Publication

Bilinguismo como factor de socialização e desenvolvimento socioeducativo da criança: exemplo do ensino do inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorCarreira, Teresa Pires
dc.contributor.authorCardoso, Ana Vera Amaro
dc.date.accessioned2012-09-20T16:32:46Z
dc.date.available2012-09-20T16:32:46Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Sociologia da Educação e Formação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractA realidade Europeia, enquanto continente de constantes trocas linguísticas e culturais, coloca a sociedade perante um novo paradigma em que a coexistência de indivíduos de diversas nacionalidades é uma constante, contribuindo para uma pluralidade de culturas e línguas, onde a comunicação intercultural é uma necessidade essencial para a compreensão entre todos. Essa comunicação só pode ser possível se a sociedade tomar consciência que o multilinguismo é preponderante para essas trocas e partilhas entre indivíduos, por vezes, tão diferentes. Neste contexto, a escola encontra-se confrontada com novos desafios impostos pelos novos parâmetros sociais, pela convivência de diferentes culturas, pela necessária abertura do Sistema Educativo à sociedade cognitiva, à era da globalização. Este trabalho debruça-se sobre a temática do bilinguismo em contexto escolar e dos seus contributos para a socialização e para o desenvolvimento socioeducativo da criança. O principal objectivo deste trabalho é analisar o Ensino do Inglês no 1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB), através da identificação do seu papel no mundo da educação bilingue e dos contributos linguísticos, cognitivos e sociais que a disciplina oferece aos alunos do 1º CEB. A primeira parte do estudo consiste na exploração das questões teóricas relativas à sociologia da infância e da educação, socialização da criança e bilinguismo, tanto a nível da evolução e diferentes perspectivas dos conceitos, como do seu enquadramento na União Europeia e em Portugal e da sua importância no actual contexto escolar. Na segunda parte, realizou-se um trabalho empírico, cuja análise dos dados recolhidos possibilitou uma melhor compreensão da temática e algumas reflexões pertinentes, como a de que o Ensino do Inglês no 1ºCEB dá contributos importantes para a socialização e desenvolvimento socioeducativo da criança e que os professores, famílias e alunos estão conscientes da importância da aprendizagem da Língua Inglesa.por
dc.identifier.other37.015 CAR*Bil Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1661
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectSocialização da criançapor
dc.subjectDesenvolvimento socio educativopor
dc.subjectBilinguismopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.titleBilinguismo como factor de socialização e desenvolvimento socioeducativo da criança: exemplo do ensino do inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação e da Formação. Sociologia da Educação e Formaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - versão final.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: