Repository logo
 
Publication

A colaboração entre a escola e os serviços de saúde na intervenção junto de crianças com necessidades especiais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Carolina Silva de
dc.contributor.authorCandeias, Maria Alina da Graça
dc.date.accessioned2016-07-19T13:50:00Z
dc.date.available2016-07-19T13:50:00Z
dc.date.issued2002
dc.date.submitted2002
dc.descriptionDissertação de mest. Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Educação, Univ. do Algarve, 2002pt_PT
dc.description.abstractA dissertação que se apresenta, sobre o tema «A Colaboração Escola-Serviços de Saúde na Intervenção Junto de Crianças com Necessidades Especiais» levou-nos à investigação e reflexão sobre a comunicação e colaboração intersectorial e multiprofissional, designadamente ao nível da relação Escola-Serviços de Saúde. As palavras-chave do estudo são, pois, ( olaboração. Escola, Saúde Escolar, C 'rianças. Necessidades Especiais, Inclusão. Pretende-se, com o presente estudo, descrever alguns dos aspectos mais salientes da colaboração intersectorial e multiproflssional no que se refere a crianças com Necessidades Especiais (Necessidades em Saúde Especiais e/ou Necessidades Educativas Especiais), bem como caracterizar, a forma como esta situação e vivenciada pelos profissionais intervenientes. Move-nos um interesse genuíno pela compreensão e evolução dos conceitos, dos modelos e das práticas que geram as nossas atitudes, pelo que o objecto da investigação incide sobre a percepção dos principais intervenientes no processo de colaboração na intervenção junto de crianças com Necessidades Especiais. O estudo enquadra-se numa metodologia de carácter eminentemente exploratório, utilizando como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Tendo por base os dados obtidos, esperamos que a presente pesquisa, que apela à co-responsabilizaçào de profissionais, pais e famílias no processo educativo e de saúde das crianças com NE possa contribuir, de algum modo, para a clarificação e reflexão sobre a importância da colaboração e apoio intersectorial e multiproflssional, na intervenção junto de crianças com Necessidades Especiais, na procura incessante de dar a todas as crianças o direito de se desenvolverem harmoniosamente.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation. which subject is Collahoration School-Health Services iu the interveníion qf chiIdren with Special Needs , lead us to an investigation and retlection about the multi-professional and inter-sectorial communication and collaboration linked with the relationship between School and Health Services. The key-words of this study are; collaboration. School, School Health, children, Special Needs and Inclusion. The main goal of this study is to describe some of the most evident aspects of inter-sectorial and multi-professional collaboration concerning children with Special Needs related with Health or Education), as well as characterite the way this situation is experimented by the professionals involved. Due to our genuine interest about the concepts understanding and evolution, the models and practices that generate our acts, the object ot this investigation is linked with the main intervenients perception in the process of collaboration during the intervention with children with Special Needs. The study fits in an exploratory methodology and uses as instruments ot Data Gathering the questionnaire and the semi-structured interview. We hope that this research can appeal to the co-responsabilization ot professionals, parents and familys in the Health and Educational process ot children with special needs. With this study we also expect to contribute to a clarification and retlection about the importance of collaboration, inter-sectorial and multi-professional support in the intervention with children with special needs, seeking always to give children the right to develop in harmony.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8601
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectServiços de saúdept_PT
dc.titleA colaboração entre a escola e os serviços de saúde na intervenção junto de crianças com necessidades especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
S14_CANDEIAS--Colaboracao_entre_a_escola.pdf
Size:
7.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
S14_CANDEIAS--Colaboracao_entre_a_escola-ANEXOS.pdf
Size:
3.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: