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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como um dos seus principais objectivos perceber a
importância, em geral, que é atribuída à Educação Artística no Currículo do 1º Ciclo de
Ensino Básico.
Para tal foi implementado, durante o ano lectivo de 2004/2005, um Currículo
Artístico tendo por base o Projecto Curricular de Turma e elaborado de acordo com as
Competências Curriculares definidas para o 1º Ciclo do Ensino Básico.
O currículo de activação das competências artísticas foi aplicado numa turma do
segundo ano de escolaridade na escola do 1º ciclo de ensino básico de Montenegro,
composta por vinte e quatro alunos de sete anos e oito anos de idade.
A metodologia assenta numa abordagem investigativa em que o próprio
investigador é o aplicador do referido programa. A investigação bibliográfica em torno
de referências psicopedagógicas foi imprescindível para a fundamentação conceptual
do trabalho.
A avaliação da aplicação do currículo foi efectuada através dos testemunhos dos
alunos, da docente da turma, da análise dos questionários aos encarregados de
educação e da apreciação da própria investigadora. O questionário referido foi aplicado
para se perceber a projecção deste programa junto da família das crianças.
No final do trabalho são referenciados alguns problemas que julgamos poderem
estar na origem da ausência das artes nas salas de aulas. Pretende-se que este estudo
possa contribuir para que se promova o ensino artístico e para que as artes ocupem o
seu verdadeiro lugar neste ciclo de ensino.
Recomenda-se a aplicação de um currículo artístico nas salas de aula, pois
acreditamos que só assim se possibilita o desenvolvimento biopsicosocial da criança e
consequentemente a sua realização como pessoa.
Description
Dissertação mest., Educação Artística - Teatro e Educação, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Educação artística Teatro Educação Desenvolvimento Criatividade Sensação Comunicação Expressão Realização