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Educação artística no currículo do 1º Ciclo de Ensino Básico: essencial ou supérflua?
dc.contributor.advisor | Simões, Helena Ralha | |
dc.contributor.author | Barracosa, Maria de Jesus Gomes Neto dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:05:42Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:05:42Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description | Dissertação mest., Educação Artística - Teatro e Educação, Universidade do Algarve, 2007 | por |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como um dos seus principais objectivos perceber a importância, em geral, que é atribuída à Educação Artística no Currículo do 1º Ciclo de Ensino Básico. Para tal foi implementado, durante o ano lectivo de 2004/2005, um Currículo Artístico tendo por base o Projecto Curricular de Turma e elaborado de acordo com as Competências Curriculares definidas para o 1º Ciclo do Ensino Básico. O currículo de activação das competências artísticas foi aplicado numa turma do segundo ano de escolaridade na escola do 1º ciclo de ensino básico de Montenegro, composta por vinte e quatro alunos de sete anos e oito anos de idade. A metodologia assenta numa abordagem investigativa em que o próprio investigador é o aplicador do referido programa. A investigação bibliográfica em torno de referências psicopedagógicas foi imprescindível para a fundamentação conceptual do trabalho. A avaliação da aplicação do currículo foi efectuada através dos testemunhos dos alunos, da docente da turma, da análise dos questionários aos encarregados de educação e da apreciação da própria investigadora. O questionário referido foi aplicado para se perceber a projecção deste programa junto da família das crianças. No final do trabalho são referenciados alguns problemas que julgamos poderem estar na origem da ausência das artes nas salas de aulas. Pretende-se que este estudo possa contribuir para que se promova o ensino artístico e para que as artes ocupem o seu verdadeiro lugar neste ciclo de ensino. Recomenda-se a aplicação de um currículo artístico nas salas de aula, pois acreditamos que só assim se possibilita o desenvolvimento biopsicosocial da criança e consequentemente a sua realização como pessoa. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.other | 37.02 BAR*Edu Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/839 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Teses | por |
dc.subject | Educação artística | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Sensação | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Expressão | por |
dc.subject | Realização | por |
dc.title | Educação artística no currículo do 1º Ciclo de Ensino Básico: essencial ou supérflua? | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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