Repository logo
 
Publication

Educação artística no currículo do 1º Ciclo de Ensino Básico: essencial ou supérflua?

dc.contributor.advisorSimões, Helena Ralha
dc.contributor.authorBarracosa, Maria de Jesus Gomes Neto dos Santos
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:42Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:42Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação mest., Educação Artística - Teatro e Educação, Universidade do Algarve, 2007por
dc.description.abstractO presente estudo tem como um dos seus principais objectivos perceber a importância, em geral, que é atribuída à Educação Artística no Currículo do 1º Ciclo de Ensino Básico. Para tal foi implementado, durante o ano lectivo de 2004/2005, um Currículo Artístico tendo por base o Projecto Curricular de Turma e elaborado de acordo com as Competências Curriculares definidas para o 1º Ciclo do Ensino Básico. O currículo de activação das competências artísticas foi aplicado numa turma do segundo ano de escolaridade na escola do 1º ciclo de ensino básico de Montenegro, composta por vinte e quatro alunos de sete anos e oito anos de idade. A metodologia assenta numa abordagem investigativa em que o próprio investigador é o aplicador do referido programa. A investigação bibliográfica em torno de referências psicopedagógicas foi imprescindível para a fundamentação conceptual do trabalho. A avaliação da aplicação do currículo foi efectuada através dos testemunhos dos alunos, da docente da turma, da análise dos questionários aos encarregados de educação e da apreciação da própria investigadora. O questionário referido foi aplicado para se perceber a projecção deste programa junto da família das crianças. No final do trabalho são referenciados alguns problemas que julgamos poderem estar na origem da ausência das artes nas salas de aulas. Pretende-se que este estudo possa contribuir para que se promova o ensino artístico e para que as artes ocupem o seu verdadeiro lugar neste ciclo de ensino. Recomenda-se a aplicação de um currículo artístico nas salas de aula, pois acreditamos que só assim se possibilita o desenvolvimento biopsicosocial da criança e consequentemente a sua realização como pessoa.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other37.02 BAR*Edu Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/839
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectSensaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectExpressãopor
dc.subjectRealizaçãopor
dc.titleEducação artística no currículo do 1º Ciclo de Ensino Básico: essencial ou supérflua?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação PDF.pdf
Size:
4.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format