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Este estudo teve como objetivo perceber em que medida a avaliação do espaço está relacionada com o comportamento humano. Realizou-se um estudo experimental com o intuito de observar a relação entre antropomorfismo e identidade à escola, e com caráter exploratório, a relação destas variáveis com o desempenho dos alunos. Para o efeito, foi recolhida uma amostra de 184 indivíduos, de duas escolas primárias do Agrupamento de escolas de Santa Maria dos Olivais, de forma a compará-las em termos de antropomorfismo e identidade. Para concretização desta investigação, recorreu-se ao método quantitativo, utilizando-se uma escala de antropomorfismo e uma escala de identidade ao lugar (place identity), destinadas a aferir as caraterísticas antropomórficas atribuídas a cada escola e o grau de identidade com as escolas. Os resultados obtidos, permitem compreender que o antropomorfismo é mais positivo na escola bonita e mais negativo na escola feia. Da mesma forma acontece com o grau de identificação, relativamente aos participantes que conhecem a escola. Realizou-se ainda um segundo estudo descritivo com o objetivo de caraterizar a interação dos utilizadores do espaço escolar das duas escolas. Os resultados mostraram semelhanças nos aspetos que as caraterizam e a existência de dificuldades físicas nos espaços. Conclui-se que o conhecimento obtido através do impacto do espaço no comportamento em contexto escolar, pode servir de parâmetro para otimizar os espaços escolares, para que estes possam tornar-se mais adequados e alcançar-se um maior investimento ao nível ambiental das escolas portuguesas.
Description
Dissertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Comportamento humano Espaço Escola Identidade Desempenho
