Repository logo
 
Publication

Relação entre antropomorfismo e identidade ao lugar em função do aspecto ambiental da escola

dc.contributor.advisorGonçalves, Gabriela Maria Ramos
dc.contributor.authorMateus, Ana Luísa Guilherme
dc.date.accessioned2014-04-10T16:57:23Z
dc.date.available2014-04-10T16:57:23Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo perceber em que medida a avaliação do espaço está relacionada com o comportamento humano. Realizou-se um estudo experimental com o intuito de observar a relação entre antropomorfismo e identidade à escola, e com caráter exploratório, a relação destas variáveis com o desempenho dos alunos. Para o efeito, foi recolhida uma amostra de 184 indivíduos, de duas escolas primárias do Agrupamento de escolas de Santa Maria dos Olivais, de forma a compará-las em termos de antropomorfismo e identidade. Para concretização desta investigação, recorreu-se ao método quantitativo, utilizando-se uma escala de antropomorfismo e uma escala de identidade ao lugar (place identity), destinadas a aferir as caraterísticas antropomórficas atribuídas a cada escola e o grau de identidade com as escolas. Os resultados obtidos, permitem compreender que o antropomorfismo é mais positivo na escola bonita e mais negativo na escola feia. Da mesma forma acontece com o grau de identificação, relativamente aos participantes que conhecem a escola. Realizou-se ainda um segundo estudo descritivo com o objetivo de caraterizar a interação dos utilizadores do espaço escolar das duas escolas. Os resultados mostraram semelhanças nos aspetos que as caraterizam e a existência de dificuldades físicas nos espaços. Conclui-se que o conhecimento obtido através do impacto do espaço no comportamento em contexto escolar, pode servir de parâmetro para otimizar os espaços escolares, para que estes possam tornar-se mais adequados e alcançar-se um maior investimento ao nível ambiental das escolas portuguesas.por
dc.identifier.tid202227804
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3758
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectComportamento humanopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDesempenhopor
dc.titleRelação entre antropomorfismo e identidade ao lugar em função do aspecto ambiental da escolapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 4 of 4
No Thumbnail Available
Name:
Tese1.pdf
Size:
58.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Tese2.pdf
Size:
119.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Tese3.pdf
Size:
463.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Tese4.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: