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Travestismos e intertextualidades em Orlando de Virginia Woolf e na obra homónima de Sally Potter
dc.contributor.advisor | Tavares, Mirian | |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Isabel | |
dc.contributor.author | Oliveira, Lígia Isabel Guerreiro Lopes de | |
dc.date.accessioned | 2012-10-01T13:51:51Z | |
dc.date.available | 2012-10-01T13:51:51Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description | Dissertação de mest., Literatura Comparada, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Algarve, 2005 | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação pretende dar atenção a uma leitura particularizada de alguns aspectos e conceitos específicos presentes em Orlando de Virginia Woolf bem como do modo como eles são trabalhados na obra fílmica homónima de Sally Potter. O travestismo, usado no sentido literal e no sentido metafórico, será o fio condutor do trabalho. O travestismo será perspectivado como elemento que desafia a ordem simbólica; como terceiro que simultaneamente põe em causa o pensamento binário e a ideia de uma identidade fixa e imanente. Ele actua como proporcionador de um espaço de possibilidade, onde as restrições sociais e culturais podem ser questionadas. O uso metafórico de travestismo estará directamente relacionado com o hibridismo que o romance de Virginia Woolf encerra. Assim sendo, a miscigenação de estilos, de vozes e de discursos existente em Orlando levaram-nos à teoria de Mikhail Bakhtin e de Linda Hutcheon, que, assim, guiarão a nossa leitura quer do objecto literário quer do objecto fílmico. Conceitos como “polifonia”, “plurilinguismo”, “dialogismo” e “intertextualidade” (a palavra de Julia Kristeva para o termo bakhtiniano de “dialogismo”) serão, pois, úteis na análise que pretendemos levar a cabo no texto literário e no texto fílmico, na medida em que ambos estão em diálogo e interacção permanente com outros textos. Outro dos argumentos em que nos baseamos, no decurso do trabalho, é precisamente o carácter reflexivo que o romance e o filme contêm. É este cunho reflexivo que lhes permite re-analisar a literatura e o cinema, ao mesmo tempo que re-vêem o mundo com um olhar renovado e fresco. | por |
dc.identifier.other | 82.091 OLI*Tra 1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1708 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Travestismo | por |
dc.subject | Paródia | por |
dc.subject | Androginia | por |
dc.subject | Género | por |
dc.subject | Dialogismo | por |
dc.subject | Intertextualidade | por |
dc.title | Travestismos e intertextualidades em Orlando de Virginia Woolf e na obra homónima de Sally Potter | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Literatura Comparada. Literatura e Cinema | por |