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Travestismos e intertextualidades em Orlando de Virginia Woolf e na obra homónima de Sally Potter

dc.contributor.advisorTavares, Mirian
dc.contributor.advisorFernandes, Isabel
dc.contributor.authorOliveira, Lígia Isabel Guerreiro Lopes de
dc.date.accessioned2012-10-01T13:51:51Z
dc.date.available2012-10-01T13:51:51Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionDissertação de mest., Literatura Comparada, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Algarve, 2005por
dc.description.abstractA presente dissertação pretende dar atenção a uma leitura particularizada de alguns aspectos e conceitos específicos presentes em Orlando de Virginia Woolf bem como do modo como eles são trabalhados na obra fílmica homónima de Sally Potter. O travestismo, usado no sentido literal e no sentido metafórico, será o fio condutor do trabalho. O travestismo será perspectivado como elemento que desafia a ordem simbólica; como terceiro que simultaneamente põe em causa o pensamento binário e a ideia de uma identidade fixa e imanente. Ele actua como proporcionador de um espaço de possibilidade, onde as restrições sociais e culturais podem ser questionadas. O uso metafórico de travestismo estará directamente relacionado com o hibridismo que o romance de Virginia Woolf encerra. Assim sendo, a miscigenação de estilos, de vozes e de discursos existente em Orlando levaram-nos à teoria de Mikhail Bakhtin e de Linda Hutcheon, que, assim, guiarão a nossa leitura quer do objecto literário quer do objecto fílmico. Conceitos como “polifonia”, “plurilinguismo”, “dialogismo” e “intertextualidade” (a palavra de Julia Kristeva para o termo bakhtiniano de “dialogismo”) serão, pois, úteis na análise que pretendemos levar a cabo no texto literário e no texto fílmico, na medida em que ambos estão em diálogo e interacção permanente com outros textos. Outro dos argumentos em que nos baseamos, no decurso do trabalho, é precisamente o carácter reflexivo que o romance e o filme contêm. É este cunho reflexivo que lhes permite re-analisar a literatura e o cinema, ao mesmo tempo que re-vêem o mundo com um olhar renovado e fresco.por
dc.identifier.other82.091 OLI*Tra 1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1708
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectTravestismopor
dc.subjectParódiapor
dc.subjectAndroginiapor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.titleTravestismos e intertextualidades em Orlando de Virginia Woolf e na obra homónima de Sally Potterpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.por
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Literatura Comparada. Literatura e Cinemapor

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