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O efeito da valĂȘncia emocional no reconhecimento das palavras durante a leitura

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorReis, Alexandra
dc.contributor.advisorPaulino, Catarina
dc.contributor.authorGuerreiro, Milene Gonçalves
dc.date.accessioned2020-02-10T11:51:43Z
dc.date.available2020-02-10T11:51:43Z
dc.date.issued2019-06-25
dc.description.abstractO presente estudo pretende esclarecer os efeitos da valĂȘncia no processamento da palavra escrita, nomeadamente no acesso ao lĂ©xico. Para alĂ©m da valĂȘncia, fatores como a frequĂȘncia ou arousal foram controlados dado as suas implicaçÔes no reconhecimento das palavras. Para compreender de que forma a valĂȘncia do estĂ­mulo afeta o processamento da palavra escrita, 36 participantes responderam a uma Tarefa de DecisĂŁo Lexical, onde o tempo de apresentação dos estĂ­mulos foi manipulado. Foram manipuladas duas condiçÔes que se diferenciam pela duração da apresentação da palavra (150ms e 300ms), assumindo que tempos de exposição mais longos implicam maior tempo de processamento dos estĂ­mulos. Os resultados mostraram que as palavras positivas apresentam vantagem no reconhecimento; porĂ©m, ao controlar a frequĂȘncia, verificĂĄmos que esta se sobrepĂ”e Ă  valĂȘncia, isto Ă©, nas palavras de Alta FrequĂȘncia nĂŁo se verificaram diferenças significativas entre as condiçÔes de valĂȘncia. O arousal nĂŁo demonstrou uma grande influĂȘncia nos tempos de reconhecimento, pois as palavras de Baixo Arousal apresentaram uma vantagem de processamento. Esta dimensĂŁo apenas se manifestou significativa quando conjugada com a valĂȘncia e frequĂȘncia. Esta investigação permitiu comprovar uma vantagem da emoção positiva. A resposta mais rĂĄpida para as palavras positivas em detrimento das negativas pode ser sustentada pelo maior impacto causado pela informação negativa atrasando o seu processamento. Importa ainda destacar o papel da frequĂȘncia no reconhecimento da palavra escrita – as palavras mais familiares facilitam o processamento sobrepondo-se Ă  valĂȘncia da palavra gerada numa fase mais tardia (pĂłs-lexical).pt_PT
dc.description.abstractThe present study intends to clarify the effects of valence in the processing of the written word, namely in the access to the lexicon. In addition to valence, factors such as frequency or arousal were controlled because of their implications in word recognition. To understand how the valence of the stimulus affects the processing of the written word, 36 participants responded to a Lexical Decision Task, where the time of presentation of the stimuli was manipulated. Two conditions were manipulated that differed by the duration of the presentation of the word (150ms and 300ms), assuming that longer exposure times imply longer processing times of the stimuli. The results showed that positive words have an advantage in recognition; however, when controlling the frequency, we verified that it overlaps the valence, which means that in High Frequency words there are no significant differences between the valence conditions. The arousal did not demonstrate a great influence in the times of recognition, because the words of Low Arousal presented a processing advantage. This variable only manifested itself as significant when conjugated with valence and frequency. This research allowed to prove an advantage of positive emotion. The faster response to positive words over negative ones can be sustained by a greater impact caused by negative information delaying its processing. It is important to emphasize the role of frequency on the recognition of words – familiar words facilitate the processing, overlapping the valence generated at a later stage (post-lexical).pt_PT
dc.identifier.tid202276163pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/13479
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectValĂȘnciapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectFrequĂȘnciapt_PT
dc.subjectArousalpt_PT
dc.subjectTarefa de decisĂŁo lexicalpt_PT
dc.titleO efeito da valĂȘncia emocional no reconhecimento das palavras durante a leiturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de CiĂȘncias Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em NeurociĂȘncias Cognitivas e Neuropsicologiapt_PT

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