Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo_FBAULPorto.pdf207.06 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo destina-se a apresentar um estudo de caso em educação artística, em que se utilizou uma metodologia específica de resolução de problemas em grupo. Assumindo que a criatividade não pode ser ensinada mas apenas “facilitada” e que é possível colocar artistas a construir um projecto único, os autores facilitaram um processo que conduziu ao desenvolvimento de um projecto pelos 23 alunos do mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, utilizando uma metodologia de resolução criativa de problemas. O resultado veio comprovar o desafio lançado, tendo sido elaborado um único projecto que obteve a classificação máxima na disciplina considerada. A visão do professor como facilitador de processos, acompanhada pela aplicação de metodologias adequadas, parece poder aplicar-se a um maior leque de disciplinas ligadas à arte, usando linguagens musicais, coreográficas ou poéticas.

Description

Keywords

Criatividade Ensino criativo Ensino artístico Resolução de problemas em grupo Ensino colaborativo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Mackenzie

CC License