Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
207.06 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo destina-se a apresentar um estudo de caso em educação artística, em que se
utilizou uma metodologia específica de resolução de problemas em grupo. Assumindo que a
criatividade não pode ser ensinada mas apenas “facilitada” e que é possível colocar artistas a construir
um projecto único, os autores facilitaram um processo que conduziu ao desenvolvimento de um
projecto pelos 23 alunos do mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, da
Universidade de Lisboa, utilizando uma metodologia de resolução criativa de problemas. O resultado
veio comprovar o desafio lançado, tendo sido elaborado um único projecto que obteve a classificação
máxima na disciplina considerada. A visão do professor como facilitador de processos, acompanhada
pela aplicação de metodologias adequadas, parece poder aplicar-se a um maior leque de disciplinas
ligadas à arte, usando linguagens musicais, coreográficas ou poéticas.
Description
Keywords
Criatividade Ensino criativo Ensino artístico Resolução de problemas em grupo Ensino colaborativo