Repository logo
 
Publication

A renovação permanente: uma investigação sobre a arte do actor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBranco, António Manuel da Costa Guedes
dc.contributor.advisorVasques, Maria Eugénia Miranda Afonso
dc.contributor.authorTamen, Maria Ana da Fonseca Ataíde Castel-Branco
dc.date.accessioned2016-01-27T17:51:29Z
dc.date.available2016-01-27T17:51:29Z
dc.date.issued2015-07-23
dc.date.submitted2014
dc.descriptionTese de doutoramento, Comunicação, Cultura e Artes, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractNesta tese defendem-se dois argumentos principais e apresenta-se o meu trabalho como encenadora à luz desses dois argumentos. Os argumentos, introduzidas na primeira parte (Caps. 1-3), são o de que nenhuma noção de teatro pode prescindir do conceito de mimese, num sentido lato definido por Aristóteles; e o de que a renovação constante do trabalho do actor deverá ser considerada o problema fundamental daquele trabalho. Defende-se também que existe uma relação entre estes dois argumentos. No Capítulo 1, apresenta-se o problema central da tese. No Capítulo 2 formula-se um argumento sobre o carácter permanente da mimese. No Capítulo 3, a partir da análise do trabalho de Polina Klimovitskaya, formula-se um argumento sobre a importância da renovação no trabalho do actor. É ainda defendido que, tal como para Aristóteles o teatro só tem efeitos porque é mimético, assim existe uma consciência de que os efeitos do teatro dependem da renovação permanente daquilo a que Konstantin Stanislavski chamou a capacidade de “experienciação” por parte dos actores. Na segunda parte da tese (Caps. 4-5), o meu trabalho como encenadora é analisado à luz dos pressupostos introduzidos na primeira parte, e e em particular da noção de teatro pós-dramático. No capítulo 4 são discutidas quatro encenações minhas, entendidas como marcos de um percurso de entendimento do teatro e do trabalho do actor. Por fim, no capítulo 5 é mostrada integralmente a quarta dessas encenações: a minha encenação do espectáculo Da boca para dentro (2007), desenvolvido no contexto do Bridge Project, animado pelo encenador norte-americano Richard Foreman.pt_PT
dc.identifier.tid101439083
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7543
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectArtespt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectEncenaçãopt_PT
dc.subjectAtorpt_PT
dc.titleA renovação permanente: uma investigação sobre a arte do actorpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameDoutoramento em Comunicação, Cultura e Artespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Tamen A renovacao permanente Final.pdf
Size:
1019.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: