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A renovação permanente: uma investigação sobre a arte do actor
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Branco, António Manuel da Costa Guedes | |
dc.contributor.advisor | Vasques, Maria Eugénia Miranda Afonso | |
dc.contributor.author | Tamen, Maria Ana da Fonseca Ataíde Castel-Branco | |
dc.date.accessioned | 2016-01-27T17:51:29Z | |
dc.date.available | 2016-01-27T17:51:29Z | |
dc.date.issued | 2015-07-23 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Tese de doutoramento, Comunicação, Cultura e Artes, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | Nesta tese defendem-se dois argumentos principais e apresenta-se o meu trabalho como encenadora à luz desses dois argumentos. Os argumentos, introduzidas na primeira parte (Caps. 1-3), são o de que nenhuma noção de teatro pode prescindir do conceito de mimese, num sentido lato definido por Aristóteles; e o de que a renovação constante do trabalho do actor deverá ser considerada o problema fundamental daquele trabalho. Defende-se também que existe uma relação entre estes dois argumentos. No Capítulo 1, apresenta-se o problema central da tese. No Capítulo 2 formula-se um argumento sobre o carácter permanente da mimese. No Capítulo 3, a partir da análise do trabalho de Polina Klimovitskaya, formula-se um argumento sobre a importância da renovação no trabalho do actor. É ainda defendido que, tal como para Aristóteles o teatro só tem efeitos porque é mimético, assim existe uma consciência de que os efeitos do teatro dependem da renovação permanente daquilo a que Konstantin Stanislavski chamou a capacidade de “experienciação” por parte dos actores. Na segunda parte da tese (Caps. 4-5), o meu trabalho como encenadora é analisado à luz dos pressupostos introduzidos na primeira parte, e e em particular da noção de teatro pós-dramático. No capítulo 4 são discutidas quatro encenações minhas, entendidas como marcos de um percurso de entendimento do teatro e do trabalho do actor. Por fim, no capítulo 5 é mostrada integralmente a quarta dessas encenações: a minha encenação do espectáculo Da boca para dentro (2007), desenvolvido no contexto do Bridge Project, animado pelo encenador norte-americano Richard Foreman. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101439083 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7543 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Artes | pt_PT |
dc.subject | Teatro | pt_PT |
dc.subject | Encenação | pt_PT |
dc.subject | Ator | pt_PT |
dc.title | A renovação permanente: uma investigação sobre a arte do actor | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Doutor | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes | pt_PT |