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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação discute o tema da gestão de marca nas micro e pequenas empresas,
designadamente de que forma estas poderão fazer face às suas limitações quando
comparadas com os grandes grupos económicos. A investigação empírica analisou
dados recolhidos de um questionário alojado on-line cujo público-alvo foi integralmente
constituído por PME. Foram sondados aspectos relacionados com as principais políticas
de gestão de marca. Os resultados permitem fazer uma caracterização das PME portuguesas,
sendo que não se verifica uma disparidade muito alargada em termos das principais
filosofias de branding. Regra geral, esta tipologia de empresa opta por uma política
de unimarca e dá mais ênfase aos elementos visuais da marca do que propriamente
ao posicionamento que a mesma ocupa. Os factos identificados na investigação indicam
que alguns dos problemas sentidos pelas PME provêm da questão supra referida, isto é,
não se verifica o devido planeamento em relação ao branding. Dada a reduzida dimensão
das PME, é a Gerência que trata da grande maioria dos aspectos relacionados com o
marketing, verificando-se que as PME teoricamente valorizam as suas marcas, frequentemente
opinam que têm uma boa posição nos seus mercados, mas não fundamentam
esse aspecto com o devido estudo e conhecimento do seu target. As conclusões apuradas
levaram à apresentação de diversas sugestões às PME, com o objectivo de deterem
um melhor brand power, isto é, marcas com mais notoriedade (local, nacional ou mesmo
internacionalmente), que criem mais fidelidade por parte dos seus públicos e, acima
de tudo, mais fortemente diferenciadas e posicionadas.
Description
Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Marca PME Posicionamento Diferenciação
