Repository logo
 
Publication

Branding para micro e pequenas empresas

dc.contributor.advisorCeleste, Pedro Manuel Amador Rodrigues
dc.contributor.authorCarvalho, Ricardo José Rodrigues de
dc.date.accessioned2012-10-10T14:33:21Z
dc.date.available2012-10-10T14:33:21Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractA presente dissertação discute o tema da gestão de marca nas micro e pequenas empresas, designadamente de que forma estas poderão fazer face às suas limitações quando comparadas com os grandes grupos económicos. A investigação empírica analisou dados recolhidos de um questionário alojado on-line cujo público-alvo foi integralmente constituído por PME. Foram sondados aspectos relacionados com as principais políticas de gestão de marca. Os resultados permitem fazer uma caracterização das PME portuguesas, sendo que não se verifica uma disparidade muito alargada em termos das principais filosofias de branding. Regra geral, esta tipologia de empresa opta por uma política de unimarca e dá mais ênfase aos elementos visuais da marca do que propriamente ao posicionamento que a mesma ocupa. Os factos identificados na investigação indicam que alguns dos problemas sentidos pelas PME provêm da questão supra referida, isto é, não se verifica o devido planeamento em relação ao branding. Dada a reduzida dimensão das PME, é a Gerência que trata da grande maioria dos aspectos relacionados com o marketing, verificando-se que as PME teoricamente valorizam as suas marcas, frequentemente opinam que têm uma boa posição nos seus mercados, mas não fundamentam esse aspecto com o devido estudo e conhecimento do seu target. As conclusões apuradas levaram à apresentação de diversas sugestões às PME, com o objectivo de deterem um melhor brand power, isto é, marcas com mais notoriedade (local, nacional ou mesmo internacionalmente), que criem mais fidelidade por parte dos seus públicos e, acima de tudo, mais fortemente diferenciadas e posicionadas.por
dc.identifier.other658.8 CAR*Bra Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1727
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectPMEpor
dc.subjectPosicionamentopor
dc.subjectDiferenciaçãopor
dc.titleBranding para micro e pequenas empresaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_Ricardo_Carvalho_2.2.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: