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Authors
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Abstract(s)
Os motores lineares de indução têm vindo a ter cada vez mais aplicações no universo
industrial, principalmente em sistemas de accionamento, visto que uma das grandes vantagens
em relação aos seus homólogos rotativos é justamente o facto de produzirem directamente
movimento linear, dispensando para esse efeito quaisquer conversores de movimento.
O objectivo principal deste trabalho é o estudo do comportamento do motor linear de indução
em médias e altas velocidades. Como se sabe, estas máquinas para aplicações a velocidades
maiores, começam a sentir no seu desempenho a influência dos chamados efeitos de
extremidade longitudinais, que é tanto maior quanto maior for a velocidade. Assim, com base
no modelo unidimensional do campo electromagnético, inicia-se o estudo destes motores,
fazendo uma análise relativamente aprofundada dos efeitos de extremidade longitudinais.
A partir do modelo unidimensional faz-se a ponte para a teoria dos circuitos, desenvolvendo o
modelo do circuito equivalente por fase que permite, dum modo mais fácil, o estudo destes
motores em regime permanente.
Propõem-se aqui um conjunto de novos factores correctivos que contabilizem nas expressões
do entreferro e da condutividade do secundário a influência dos efeitos de extremidade
longitudinais no comportamento destes motores. Os modelos analíticos são posteriormente
validados, através da comparação dos resultados teóricos com os resultados experimentais
obtidos a partir de ensaios efectuados dum protótipo já existente.
Finalmente, com recurso aos factores acima referidos, desenvolve-se também um modelo
dinâmico, que simula o comportamento transitório do motor linear de indução a médias e altas
velocidades, onde, portanto, está contabilizada a influência dos efeitos de extremidade.
Description
Dissertação de mest., Engenharia Eléctrica e Electrónica (Sistemas de Energia e Controlo), Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Motor linear de indução Efeitos de extremidade Modelo unidimensional Circuito equivalente Modelo dinâmico