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Comportamento do motor linear de indução para aplicações em médias e altas velocidades
dc.contributor.advisor | Cabral, Carlos Manuel Aguiar Rodrigues | |
dc.contributor.author | Adriano, Cláudio Filipe de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2013-01-29T15:22:24Z | |
dc.date.available | 2013-01-29T15:22:24Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Dissertação de mest., Engenharia Eléctrica e Electrónica (Sistemas de Energia e Controlo), Univ. do Algarve, 2010 | por |
dc.description.abstract | Os motores lineares de indução têm vindo a ter cada vez mais aplicações no universo industrial, principalmente em sistemas de accionamento, visto que uma das grandes vantagens em relação aos seus homólogos rotativos é justamente o facto de produzirem directamente movimento linear, dispensando para esse efeito quaisquer conversores de movimento. O objectivo principal deste trabalho é o estudo do comportamento do motor linear de indução em médias e altas velocidades. Como se sabe, estas máquinas para aplicações a velocidades maiores, começam a sentir no seu desempenho a influência dos chamados efeitos de extremidade longitudinais, que é tanto maior quanto maior for a velocidade. Assim, com base no modelo unidimensional do campo electromagnético, inicia-se o estudo destes motores, fazendo uma análise relativamente aprofundada dos efeitos de extremidade longitudinais. A partir do modelo unidimensional faz-se a ponte para a teoria dos circuitos, desenvolvendo o modelo do circuito equivalente por fase que permite, dum modo mais fácil, o estudo destes motores em regime permanente. Propõem-se aqui um conjunto de novos factores correctivos que contabilizem nas expressões do entreferro e da condutividade do secundário a influência dos efeitos de extremidade longitudinais no comportamento destes motores. Os modelos analíticos são posteriormente validados, através da comparação dos resultados teóricos com os resultados experimentais obtidos a partir de ensaios efectuados dum protótipo já existente. Finalmente, com recurso aos factores acima referidos, desenvolve-se também um modelo dinâmico, que simula o comportamento transitório do motor linear de indução a médias e altas velocidades, onde, portanto, está contabilizada a influência dos efeitos de extremidade. | por |
dc.identifier.other | 621.3 ADR*Com Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/2138 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Motor linear de indução | por |
dc.subject | Efeitos de extremidade | por |
dc.subject | Modelo unidimensional | por |
dc.subject | Circuito equivalente | por |
dc.subject | Modelo dinâmico | por |
dc.title | Comportamento do motor linear de indução para aplicações em médias e altas velocidades | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve | por |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Engenharia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Eléctrica e Electrónica . Sistemas de Energia e Controlo | por |
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