Publication
Promoção do desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens com necessidades educativas especiais
| dc.contributor.advisor | Faria, Maria Cristina Campos de Sousa | |
| dc.contributor.author | Dores, Maria João da Palma Jorge | |
| dc.date.accessioned | 2012-11-13T09:56:45Z | |
| dc.date.available | 2012-11-13T09:56:45Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009 | por |
| dc.description.abstract | A presente dissertação resulta da investigação feita junto de 90 alunos do Agrupamento de Escola Dr. António Francisco Colaço de Castro Verde, 60 dos quais sem necessidades educativas especiais e 30 alunos com necessidades educativas especiais, inquiridos através da aplicação de dois questionários, o que perfez um total de 120 questionários aplicados. O primeiro questionário aplicado, Questionário de Identificação das Práticas Recreativas e de Lazer na Infância (Q.I.P.R.L.I.), foi dividido em três partes distintas: Identificação, Contexto Escolar e Contexto Familiar e Social, e procurou identificar e avaliar as práticas recreativas e de lazer em contexto escolar, social e familiar. O segundo questionário, Self Perception Profile for Children de Harter, (S.P.P.C. de S. Harter), foi adaptado à população portuguesa, crianças e pré-adolescentes, para avaliação do auto-conceito físico. Esta investigação permitiu identificar e comparar o tipo de actividades recreativas e de lazer das crianças e jovens com e sem necessidades educativas especiais, traduzindo, concomitantemente, que a prática de actividades recreativas e de lazer são um bom motor de integração, aceitação social e desenvolvimento psicossocial. O facto das crianças e jovens praticarem actividades recreativas e de lazer em contexto social e escolar, promove-lhes o auto-conceito e o desenvolvimento psicossocial, proporcionando uma melhor integração e aceitação no caso das crianças com necessidades educativas especiais. | por |
| dc.identifier.other | 159.922.7 DOR*Pro Cave | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1817 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Recreação | por |
| dc.subject | Lazer | por |
| dc.subject | Desenvolvimento psicossocial | por |
| dc.subject | Auto-conceito | por |
| dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
| dc.subject | Integração social | por |
| dc.title | Promoção do desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens com necessidades educativas especiais | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
| thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação. Necessidades Educativas Especiais | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 5
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
