Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.32 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A presente dissertação estuda a qualidade dos serviços disponibilizados, através do web
site, pelas instituições de ensino superior portuguesas, sob o ponto de vista de um
importante grupo de utilizadores – os alunos.
Tendo por objectivo analisar a qualidade dos web sites das instituições que ministram
cursos de Gestão de Empresas, formularam-se as seguintes questões de investigação: Que
serviços se encontram disponíveis no web site da instituição de ensino superior que
frequentam?; Que factores determinam a qualidade de um web site?
Para responder à primeira questão de investigação analisou-se o web site do Departamento
de Gestão da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, através de observação directa
online.
A resposta à segunda questão de investigação levou a que fosse submetido um inquérito
aos alunos do curso de gestão de Empresas da Escola Superior de Tecnologia – Instituto
Superior Politécnico de Viseu. Os 205 respondentes deram a sua opinião sobre o web site
da instituição de ensino, os procedimentos de consulta, os conteúdos nele inseridos e os
aspectos mais valorizados num web site que consideram de qualidade.
Os resultados permitiram identificar nove factores a considerar na avaliação dos serviços
disponibilizados pelas instituições de ensino superior via web site são o FEEDBACK,
NAVEGABILIDADE, VELOCIDADE, ATRACTIVIDADE VISUAL, SUPLEMENTOS, UTILIDADE DA INFORMAÇÃO
VERBAL E VISUAL, INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA, SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO E INFORMAÇÃO PESSOAL.
As conclusões da investigação tem implicações teóricas e práticas para a temática da
qualidade dos serviços e disponibilizam um conjunto de factores úteis para auto e
heteroavaliação dos web sites de instituições de ensino superior portuguesas.
Description
Dissertação mest., Gestão Empresarial, Universidade do Algarve, 2006
Keywords
Teses Gestão de empresas Qualidade Web site Qualidade web Serviços Ensino superior