Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um estudo sobre as motivações e a satisfação dos clientes de safaris

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO.pdf1.37 MBAdobe PDF Download
ÍNDICE GERAL.pdf126.22 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo visa compreender a experiência de participação em safaris no Algarve, a dois níveis: a montante, as motivações e, a jusante, a satisfação. Os turistas em busca de experiências inovadoras encontram no safari uma forma para estar em contacto com a natureza e com a cultura local. O Algarve possui áreas de protecção especial, com grande variedade de fauna e flora, enfim um rico ambiente ecológico, tornando o safari um atractivo para os turistas que estão em busca de aventura. A técnica utilizada para a recolha de dados foi através de questionário. A amostra é constituída de 303 participantes. Para análise dos dados, recorreu-se à análise factorial (ACP) com o objectivo de reduzir a dimensionalidade dos dados e descobrir variáveis latentes. A operacionalização das variáveis foi feita através do uso do Statistical Package for Social Sciences – SPSS 15. Após estudo, chegou-se à conclusão de que as três principais motivações para esta experiência turística são: “ver a beleza de um lugar diferente”, “experimentar algo novo” e “compreender a cultura do Algarve”. No que respeita à satisfação os atributos afectivos revelaram níveis elevados de satisfação, no entanto, quanto aos atributos cognitivos apontaram níveis razoáveis de satisfação. Na abordagem afectiva a experiência foi percepcionada como interessante/excitante/divertida.

Description

Keywords

Safaris Motivação Satisfação Experiência turística

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher