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Abstract(s)
Os objetivos comuns da educação e formação a nível europeu têm vindo a atribuir particular
relevância à necessidade de modernização do ensino superior e de criação de condições ao
nível do quadro de qualificações para a mobilidade no espaço europeu. Nesse sentido, têm
focado a sua atuação no apoio às reformas institucionais nos domínios da aprendizagem ao
longo da vida e do desenvolvimento (à escala europeia) de instrumentos comuns destinados a
promover a qualidade, a transparência e a mobilidade.
No passado recente, as profundas alterações resultantes do Processo de Bolonha traçaram
novas perspetivas para as trajetórias de empregabilidade dos jovens, acentuaram o papel das Instituições de ensino superior na construção e definição de ofertas que respondam às
dinâmicas de inovação, criatividade e empregabilidade contemporâneas e reforçaram o papel
nuclear de uma apreciação regular dos resultados dos investimentos na educação superior,
com interesse para:os estabelecimentos de ensino que estruturam recursos e promovem ofertas; os jovens (e famílias) que procuram estruturar as suas trajetórias formativas; e
as próprias tutelas das políticas públicas que convergem na aprendizagem ao longo da
vida, atentas aos sinais de eficácia das opções e prioridades nacionais.
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Trajetória académica Inserção de diplomados Universidade do Algarve