Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento Teórico: As sociedades modernas são estruturas duplamente
envelhecidas, caracterizadas por uma maior longevidade dos seus membros e por uma
menor taxa de natalidade, o que torna necessário a conjugação de esforços
multidisciplinares para minorar as consequências desta realidade. Envelhecer com
saúde, autonomia, independência, o mais tempo possível, constitui assim, hoje, um
desafio à responsabilidade individual e colectiva.
Com este estudo pretendeu-se conhecer de que forma é que o desenvolvimento das
competências emocionais (perdão, esperança) é promotor da saúde mental do sénior.
Teve como apoio uma metodologia empírica, exploratória e transversal, e como suporte
análise de conteúdo e pesquisas bibliográficas.
A amostra utilizada neste estudo é uma amostra de conveniência e é constituída por
indivíduos residentes no Algarve (Portimão) e Alentejo (Vidigueira e Beja), composta
de 82 idosos com idades compreendidas entre os 65 a 85 anos, sendo 31 do sexo
masculino e 51 do sexo feminino.
A recolha de informação foi efectuada através da aplicação de três instrumentos aos
respectivos inqueridos: a escala sobre o Perdão (Oliveira, J.H. B., 2002); a escala de
Esperança Estado (Snyder et al., 1996; Faria, M.C., 2000) – versão portuguesa;
“Inventário Depressivo” (Beck, A. T., 1967), versão portuguesa de (Vaz-Serra, A. &
Pio Abreu, J. L., 1973).
Os resultados da aplicação dos instrumentos permitiram concluir que não houve
influências do género, da idade e das habilitações académicas. Constatou-se que não
existem correlações significativas entre os totais dos instrumentos.
As análises efectuadas expõem valores significativos que nos permitem concluir que
quanto maior é o perdão, maior é a esperança e maior é a depressão, por outro lado,
quanto maior é a depressão menor é a esperança. Assim, coloca-se um desafio à
Psicologia da Saúde: intervir na educação de idosos e na formação dos cuidadores dos
mesmos.
Description
Dissetação de mest., Psicologia da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ.do Algarve, 2010
Keywords
Psicologia positiva Promoção da saúde Competência emocional Envelhecimento Valores