Repository logo
 
Publication

Vamos proteger o cavalo-marinho da Ria Formosa no jardim de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorRocha, Rute Cristina Correia da
dc.contributor.authorD’Agrella, Laura Caetano
dc.date.accessioned2025-07-17T15:48:04Z
dc.date.available2025-07-17T15:48:04Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.description.abstractO presente relatório de investigação intitulado “Vamos proteger o cavalo-marinho da Ria Formosa no Jardim de Infância”, foi desenvolvido durante o período da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, entre setembro de 2023 e julho 2024. Todo o processo investigativo, decorreu numa sala de Jardim de Infância do distrito de Faro e teve como participantes 25 crianças com faixa etária compreendida entre os 3 e os 5 anos de idade. Quanto à metodologia utilizada destaca-se a metodologia de cariz qualitativo. Para a recolha dos dados foram utilizados vários instrumentos tais como: a observação direta e não direta e a entrevista semiestruturada em grupo focal. O estudo divide-se em várias fases: a primeira é a recolha das ideias prévias das crianças, a segunda fase é a intervenção educativa (Peddy Paper, Jogo da glória e o Mural de Aprendizagem). Na terceira fase é realizada a recolha e análise de dados. Desde o início da investigação, através da entrevista semiestruturada inicial tornou-se evidente que o conhecimento das crianças sobre este animal marinho era vago, uma vez que tinham uma perceção superficial e pouco definida acerca destes animais marinhos. A intervenção foi projetada para educar as crianças sobre a importância dos cavalos-marinhos nos ecossistemas marinhos e sensibilizá-las para as práticas de conservação. Através das atividades e da criação de um Mural de Aprendizagem, as crianças adquiriram conhecimentos sobre o cavalo-marinho. Essa perceção foi refletida nas discussões em grupo, nas expressões artísticas e nas atividades realizadas, evidenciando a aquisição dos conceitos e a sensibilização para a preservação da Ria Formosa.por
dc.description.abstractThis research report, entitled "Let's protect the Ria Formosa seahorse in kindergarten", was developed during the period of Supervised Teaching Practice, as part of the Master's Degree in Pre-School Education, at the School of Education and Communication of the University of the Algarve, between September 2023 and July 2024. The entire research process took place in a kindergarten in the district of Faro and involved 25 children aged between 3 and 5 years old. The methodology used was qualitative. Several instruments were used to collect the data, such as direct and non-direct observation and semi-structured focus group interviews. The study is divided into several phases: the first is the collection of the children's previous ideas, the second phase is the educational intervention (Peddy Paper, glory game and the Learning Mural). In the third phase, is data collection and analysis. From the outset of the research, through the initial semi-structured interview, it became clear that the children's knowledge of this marine animal was vague, since they had a superficial and poorly defined perception of it. The intervention was designed to educate children about the importance of seahorses in marine ecosystems and sensitize them to conservation practices. Through the activities and the creation of a Learning Mural, the children acquired knowledge about the seahorse. This perception was reflected in the group discussions, the artistic expressions and the activities carried out, demonstrating the acquisition of concepts and raising awareness for the preservation of the Ria Formosa.eng
dc.identifier.tid203876431
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27441
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCavalo-marinho
dc.subjectCrianças
dc.subjectJardim de infância
dc.subjectMural de aprendizagem
dc.titleVamos proteger o cavalo-marinho da Ria Formosa no jardim de infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
16 Relatório corrigido Laura Agrella.pdf
Size:
2.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: