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Gestão de recursos humanos no Hotel Faro: satisfação profissional dos colaboradores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Gabriela
dc.contributor.authorPereira, Ana Filipa Madeira
dc.date.accessioned2019-02-21T11:58:42Z
dc.date.accessioned2019-02-21T11:58:45Z
dc.date.available2019-02-21T11:58:42Z
dc.date.available2019-02-21T11:58:45Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.description.abstractA principal atividade económica do Algarve é o setor turístico, no qual a indústria hoteleira tem grande expressão e absorve bastante da mão-de-obra. Este mercado tem vindo a crescer cada vez mais e, por isso, o panorama regional é marcado por uma competição bem acentuada. Face à forte concorrência as organizações turísticas enfrentam um grande desafio para alcançar o sucesso e a sobrevivência das mesmas. A solução para este problema não passa somente por oferecer produtos únicos e modernos que acompanhem as tendências internacionais. É fundamental apostar no bem mais preciso das empresas: o capital humano. Os recursos humanos são um investimento fonte de vantagem competitiva e um fator diferenciador. Atualmente, as práticas de Gestão de Recursos Humanos visam o enquadramento dos indivíduos na estratégia empresarial, assim como alinhar os objetivos pessoais aos organizacionais. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular no Hotel Faro. Visa também estudar as variáveis de satisfação laboral, burnout e os conflitos trabalho-família e família-trabalho dos colaboradores desta unidade hoteleira. De um modo geral, os trabalhadores encontram-se satisfeitos e apresentam baixos níveis de burnout e de conflito no trabalho e na família. Os resultados mostraram diferenças significativas entre géneros, estado civil e nas pessoas que trabalham na linha da frente em contacto com o público. O estudo destas componentes deve ser analisado periodicamente pelos gestores de recursos humanos, de modo a promover o bem-estar e qualidade de vida laboral dos trabalhadores. Saliente-se que colaboradores felizes e satisfeitos são meio caminho para a satisfação do cliente.pt_PT
dc.identifier.tid202162567pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12353
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectConflito trabalho-famíliapt_PT
dc.titleGestão de recursos humanos no Hotel Faro: satisfação profissional dos colaboradorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanospt_PT

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