Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.41 MB | Adobe PDF | |||
42.81 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como objetivo compreender de que forma a perceção dos estilos de liderança
por parte dos trabalhadores, docentes e não docentes, da Universidade do Algarve (UAlg),
explica o nível de comprometimento organizacional, nas dimensões afetiva, normativa e
instrumental, quer com o líder, quer com a instituição. O estudo tem uma amostra constituída
por 241 trabalhadores, distribuídos por 113 docentes e 128 não docentes da UAlg.
Analisa-se o constructo liderança, entendido como um processo, e apresentam-se alguns dos
conceitos e teorias a ele associados. Estuda-se, igualmente, o constructo comprometimento
organizacional como fator influenciador do comportamento de compromisso dos
trabalhadores para com o líder e para com a instituição de ensino superior público.
Para avaliar o estilo de liderança percecionada pelos trabalhadores da UAlg, utilizam-se as
seguintes escalas: liderança e bem-estar de Cardoso et al. (2013), LMX de Graen (2006) e
liderança autêntica de Avolio et al. (2007). Para aferir o grau de comprometimento
organizacional dos trabalhadores, emprega-se a escala de Meyer & Allen (1997), adaptada
para português por Almeida (2007), com base no modelo tridimensional.
Os resultados das quatro hipóteses testadas demonstram que a perceção dos trabalhadores é a
de que não existem diferentes estilos de liderança na UAlg, e de que o género, a idade e a
antiguidade não produzem efeito no grau de comprometimento organizacional. Contudo, foi
confirmada a influência da liderança no comprometimento organizacional dos trabalhadores
da UAlg. Os dois modelos propostos, estimados através da metodologia de modelação de
equações estruturais, explicam a relação indireta da liderança autêntica sobre o
comprometimento organizacional afetivo, tendo como variável mediadora a dimensão LMX
para os docentes e a dimensão tarefa para os não docentes. Os modelos apresentam um
ajustamento muito bom aos dados. As propriedades psicométricas dos instrumentos utilizados são satisfatórios, pelo que,
globalmente, este trabalho ajuda a compreender a importância do estilo de liderança exercido
nas instituições de ensino superior público.
Description
Dissertação de mestrado, Gestão de Recursos Humanos, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Gestão de recursos humanos Liderança Comprometimento organizacional Docentes Universidade do Algarve