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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório descreve o estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo desenvolveu-se num jardim de infância privado da cidade de Faro, entre 17 de novembro de 2014 e 14 de maio de 2015.
Após a definição das questões iniciais «Como direcionar a prática pedagógica no jardim de infância, de maneira a promover, nas crianças, comportamentos adequados durante os momentos da refeição» e «Como melhorar os hábitos alimentares das crianças promovendo a educação para a saúde» considerou-se como objetivo geral, a promoção de estratégias que permitissem ajudar a criança a estabelecer uma boa relação com o momento da refeição e com os alimentos que as compõem. Posto isto, estabeleceu-se o processo de investigação/intervenção, com recurso a uma metodologia de natureza qualitativa, que se enquadra nalguns dos procedimentos definidos para o método de investigação-ação.
Após ter sido feita uma avaliação, com caráter de diagnóstico, que permitiu perceber que a maioria das crianças do grupo rejeitava as hortícolas à hora do almoço, e que, mais de metade, tinha um comportamento não adequado durante este momento da rotina, delinearam-se estratégias de intervenção educativa que fossem ao encontro das necessidades educativas do grupo. Pretendia-se, desta forma, adequar os comportamentos das crianças ao ato da refeição e às práticas alimentares, dando relevância a um momento da rotina diária que é tão importante para o seu desenvolvimento.
Após a ação educativa observaram-se alterações nos comportamentos das crianças durante o momento da refeição, registando-se atitudes que refletiam as práticas consideradas mais adequadas. Observou-se, também, que passou a haver um número menor de crianças a rejeitar as hortícolas, à hora do almoço.
Uma vez que uma alimentação equilibrada é um dos fatores determinantes para o normal desenvolvimento da criança, considera-se importante a promoção de uma boa relação da criança com os alimentos e com o momento da refeição, num ambiente de respeito pelo ato, pelos outros e pelos alimentos, de interação, de carinho e de assertividade.
Description
Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
Keywords
Jardim de infância Comportamentos à refeição Hábitos alimentares Estratégias de intervenção educativa Dieta mediterrânica