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Perspectivas sobre a modelação matemática no ensino: as experiências de Portugal e do Brasil
dc.contributor.advisor | Amado, Nélia | |
dc.contributor.advisor | Carreira, Susana Paula Graça | |
dc.contributor.author | Pais, António Júlio Nunes | |
dc.date.accessioned | 2013-10-03T11:07:34Z | |
dc.date.available | 2013-10-03T11:07:34Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011 | por |
dc.description.abstract | Este estudo é de índole eminentemente teórica e propõe-se fazer uma análise interpretativa das trajectórias pedagógicas e epistemológicas que têm vindo a ser percorridas, na educação matemática, no âmbito da introdução da modelação matemática nos currículos e nas práticas lectivas em dois países de língua portuguesa, Portugal e Brasil. Apresenta-se uma perspectiva histórica das tendências curriculares internacionais e examina-se o lugar e o papel que é dado à relação entre a Matemática e a realidade no ensino e aprendizagem da Matemática e faz-se uma síntese de um conjunto de perspectivas actuais sobre a inclusão da modelação matemática no ensino. A partir da revisão de trabalhos de autores portugueses de referência e de autores brasileiros igualmente preponderantes nesta área, dá-se a conhecer um conjunto de projectos e de direcções que têm vindo a ser preconizadas nos dois países. Reconhecem-se, em cada um dos dois países considerados, as características próprias de cada um dos movimentos em sintonia com os respectivos contextos socioculturais. O estudo é complementado com a procura de evidências provenientes das visões académicas de quatro peritos (dois portugueses e dois brasileiros) acerca da integração da modelação matemática no ensino da Matemática. Estes investigadores foram entrevistados, através de entrevistas estruturadas e a análise de conteúdo dos seus testemunhos foi efectuada. Com base nos dados obtidos nas quatro entrevistas, foi possível concluir que as tendências actuais em Portugal e no Brasil têm diferenças significativas, parecendo ser mais assertiva a defesa da modelação matemática no Brasil, enquanto metodologia de ensino e enquanto via de desenvolvimento do currículo e facilitadora das aprendizagens dos alunos nos ensinos básico, secundário e superior. No caso português, a modelação matemática tende a ser mais facilmente enquadrada no ensino secundário e superior, sendo pensada como uma componente curricular importante mas não tanto como uma metodologia ou orientação curricular de fundo. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3005 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Modelação matemática | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Brasil | por |
dc.subject | Metodologias de ensino | por |
dc.title | Perspectivas sobre a modelação matemática no ensino: as experiências de Portugal e do Brasil | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Matemática | por |
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