Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo aborda o tema da adaptação em Creche, tendo como objectivo principal compreender algumas das dificuldades sentidas durante este processo pelos vários intervenientes: as crianças, os pais e os educadores. Pretende também compreender se existem comportamentos facilitadores no processo de adaptação e, em caso afirmativo, quais são. Pretende ainda compreender a influência do ambiente educativo neste processo.
Este trabalho foi elaborado numa sala de Creche de uma IPSS do distrito de Setúbal. A amostra é constituída por oito crianças com idades compreendidas entre os 21 e os 30 meses (à data de inicio das observações).
No que respeita à metodologia utilizada, foram realizadas observações naturalistas em dois momentos distintos (o segundo dia de frequência da Creche e um mês depois), os pais e os três elementos da equipa de sala responderam a uma entrevista semi-directiva depois de terminadas as observações. Foi ainda aplicada a escala de observação Infant/Toddler Environment Rating Scale para compreender a influência das mudanças no ambiente educativo da Creche durante a integração das crianças. Esta escala foi aplicada também em dois momentos distintos; um no início do ano lectivo, imediatamente antes de começarem a receber as crianças e outro imediatamente após a conclusão de todas as observações naturalistas.
No final deste estudo, após análise e cruzamento de toda a informação obtida na fase de recolha de dados, foi possível concluir que as mudanças no ambiente educativo tiveram uma influência positiva na integração das crianças na sala de Creche e identificaram-se dificuldades sentidas no processo de adaptação, o que permitiu tirar conclusões sobre algumas estratégias facilitadoras desse mesmo processo.
Description
Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação de Infância), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Adaptação Creche Qualidade Transição Vinculação