Publication
A adaptação em creche
dc.contributor.advisor | Nabuco, Maria Emília | |
dc.contributor.author | Coutinho, Sara Isabel | |
dc.date.accessioned | 2013-11-28T11:54:59Z | |
dc.date.available | 2013-11-28T11:54:59Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação de Infância), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 | por |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda o tema da adaptação em Creche, tendo como objectivo principal compreender algumas das dificuldades sentidas durante este processo pelos vários intervenientes: as crianças, os pais e os educadores. Pretende também compreender se existem comportamentos facilitadores no processo de adaptação e, em caso afirmativo, quais são. Pretende ainda compreender a influência do ambiente educativo neste processo. Este trabalho foi elaborado numa sala de Creche de uma IPSS do distrito de Setúbal. A amostra é constituída por oito crianças com idades compreendidas entre os 21 e os 30 meses (à data de inicio das observações). No que respeita à metodologia utilizada, foram realizadas observações naturalistas em dois momentos distintos (o segundo dia de frequência da Creche e um mês depois), os pais e os três elementos da equipa de sala responderam a uma entrevista semi-directiva depois de terminadas as observações. Foi ainda aplicada a escala de observação Infant/Toddler Environment Rating Scale para compreender a influência das mudanças no ambiente educativo da Creche durante a integração das crianças. Esta escala foi aplicada também em dois momentos distintos; um no início do ano lectivo, imediatamente antes de começarem a receber as crianças e outro imediatamente após a conclusão de todas as observações naturalistas. No final deste estudo, após análise e cruzamento de toda a informação obtida na fase de recolha de dados, foi possível concluir que as mudanças no ambiente educativo tiveram uma influência positiva na integração das crianças na sala de Creche e identificaram-se dificuldades sentidas no processo de adaptação, o que permitiu tirar conclusões sobre algumas estratégias facilitadoras desse mesmo processo. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3162 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Adaptação | por |
dc.subject | Creche | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Transição | por |
dc.subject | Vinculação | por |
dc.title | A adaptação em creche | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação. Educação de Infância | por |