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Advisor(s)
Abstract(s)
Com este estudo pretende-se aceder às crenças e práticas sobre avaliação de
quatro professores de Ciências Naturais do 9º ano de escolaridade, relativamente à
unidade didática “Alimentação e Digestão - Sistema Digestivo”, tendo em conta o
Instrumento de Crenças de Monteiro (2006) e pesquisa bibliográfica relativa ao conceito
de avaliação (das aprendizagens dos estudantes). Recorreu-se a uma metodologia do
tipo qualitativo, estudando em profundidade quatro casos (professores), utilizando-se
como instrumentos de recolha de informação: a entrevista, a observação de aulas e
artefactos (testes, …).
Para além da análise destas crenças e práticas sobre avaliação, reformulouse/
reelaborou-se o mencionado Instrumento, introduzindo novos indicadores resultantes
do estudo integrado da revisão da literatura a respeito de avaliação e da prática
observada dos quatro professores de Ciências Naturais.
Description
Keywords
Crenças Prática Avaliação Aprendizagem Tendências didáticticas Digestão