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Abstract(s)
A avaliação e gestão do desempenho organizacional são consideradas, atualmente,
ferramentas essenciais para a gestão de qualquer empresa, pública ou privada. O setor
da saúde não tem estado alheio a esta corrente e muitas são as publicações que apontam
as potenciais vantagens associadas à avaliação e gestão de desempenho neste setor
como forma de garantir a sustentabilidade das organizações. No entanto, não se conhece
qual o estado de implementação dos sistemas de avaliação de desempenho nas
organizações prestadoras de cuidados de saúde em Portugal, nem se conhece a perceção
dos profissionais sobre a utilidade destes sistemas de avaliação.
Esta dissertação procura assim dar um pequeno contributo para esta temática,
fazendo um primeiro levantamento sobre o estado da implementação dos sistemas de
avaliação de desempenho nos hospitais portugueses. Em específico, neste trabalho,
estudamos, entre outros aspetos, qual a percentagem de hospitais e centros hospitalares
públicos, privados e em parceria que estão a adotar modelos de avaliação de
desempenho, que tipo de modelos estão a ser implementados, que tipo de indicadores
estão a ser usados, o grau de eficácia percecionado da avaliação de desempenho, tal
como razões subjacentes à não utilização da avaliação de desempenho ou à sua
ineficácia.
A metodologia usada para dar resposta aos objetivos desta investigação centrou-se no
envio de questionários em formato papel para o Conselho de Administração de todos os
hospitais e centros hospitalares a operar em Portugal no ano de 2012. Obtivemos uma
taxa de resposta global de 58%, englobando os vários tipos de modelos de gestão dos
hospitais portugueses.
Os resultados obtidos revelam que a maioria dos hospitais da nossa amostra (87,5%)
procede à avaliação de desempenho e que a utiliza como uma ferramenta de gestão. A
minoria dos hospitais que não procede à avaliação regular de desempenho (na sua
totalidade hospitais privados) aponta como principais justificações, o facto de usar
outras ferramentas de controlo, o elevado investimento inicial requerido e a morosidade
no processo de implementação. Na maioria dos hospitais que usa a avaliação de
desempenho como uma ferramenta de gestão, esta é considerada como fundamental ou
importante, permitindo não só a avaliação da organização como um todo, mas também a
avaliação dos funcionários e a identificação de erros e medidas corretivas. A minoria
dos hospitais que refere alguma ineficácia no sistema de avaliação de desempenho
aponta como principais justificações para essa ineficácia, o fraco envolvimento das
chefias, a elevada burocracia associada ao processo, a falta de concordância com os
indicadores utilizados e a não execução da avaliação de acordo com o que tinha sido
planeado inicialmente.
Estes resultados são consistentes com os resultados de outros estudos internacionais
relativos à implementação de sistemas de avaliação de desempenho em organizações
públicas e privadas, e permitem enfatizar, por um lado, o potencial associado à
avaliação de desempenho nas organizações prestadoras de cuidados de saúde, e por
outro, a importância de não descurar certos aspetos de modo a garantir a sua eficácia.
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Keywords
Gestão empresarial Avaliação de desempenho Hospitais Modelos Eficácia