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A regulação cooperada das aprendizagens

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O presente Relatório da Pratica de Ensino Supervisionada, realizado para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, está subordinado ao título “A regulação cooperada das aprendizagens”. Teve como principal objetivo analisar e compreender como é que no 1.º ciclo do Ensino Básico se utiliza o Plano Individual de Trabalho, instrumento que permite que os alunos, através da auto e hétero correção, desenvolvem as suas competências avaliativas. Tendo em vista o objetivo proposto, procedeu-se à análise documental do Projeto Curricular da turma onde realizámos a nossa Prática de Ensino Supervisionada, com a intenção de conhecer a perspetiva da professora cooperante quanto à função pedagógica atribuída ao PIT. Após aval da direção do agrupamento de escolas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas à docente, a dois alunos e respetivos encarregados de educação, com a intenção de entender a visão dos atores educacionais, quanto ao trabalho pedagógico que a utilização do PIT permite. Para a concretização do capítulo sobre o percurso formativo do autor deste relatório foram analisadas reflexões individuais produzidas e extraídos excertos das reflexões efetuadas no decurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES), tendo-se procedido à respetiva análise de conteúdo e categorização. Com este trabalho pretende-se demonstrar o nosso percurso formativo no decorrer da PES e evidenciar as potencialidades pedagógicas do PIT.

Description

Dissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Unv. do Algarve, 2012

Keywords

Ensino básico Avaliação Movimento da escola moderna Aprendizagem

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