Repository logo
 
Publication

A regulação cooperada das aprendizagens

dc.contributor.advisorQuintas, Helena
dc.contributor.advisorVitorino, Teresa Cristina Moura
dc.contributor.authorDias, Fábio Miguel Prata
dc.date.accessioned2014-01-09T10:58:44Z
dc.date.available2014-01-09T10:58:44Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Unv. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractO presente Relatório da Pratica de Ensino Supervisionada, realizado para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, está subordinado ao título “A regulação cooperada das aprendizagens”. Teve como principal objetivo analisar e compreender como é que no 1.º ciclo do Ensino Básico se utiliza o Plano Individual de Trabalho, instrumento que permite que os alunos, através da auto e hétero correção, desenvolvem as suas competências avaliativas. Tendo em vista o objetivo proposto, procedeu-se à análise documental do Projeto Curricular da turma onde realizámos a nossa Prática de Ensino Supervisionada, com a intenção de conhecer a perspetiva da professora cooperante quanto à função pedagógica atribuída ao PIT. Após aval da direção do agrupamento de escolas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas à docente, a dois alunos e respetivos encarregados de educação, com a intenção de entender a visão dos atores educacionais, quanto ao trabalho pedagógico que a utilização do PIT permite. Para a concretização do capítulo sobre o percurso formativo do autor deste relatório foram analisadas reflexões individuais produzidas e extraídos excertos das reflexões efetuadas no decurso da Prática de Ensino Supervisionada (PES), tendo-se procedido à respetiva análise de conteúdo e categorização. Com este trabalho pretende-se demonstrar o nosso percurso formativo no decorrer da PES e evidenciar as potencialidades pedagógicas do PIT.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3318
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectMovimento da escola modernapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleA regulação cooperada das aprendizagenspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório da Pratica de Ensino Supervisionada.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: