Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprender, ensinar, coordenar... na perspetiva de uma professora de biologia e geologia

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de atividade profissional elaborado enquanto professora de Biologia e Geologia, dando cumprimento ao Despacho RT. 033/2011, tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia. Na primeira parte do relatório é realizada uma descrição pormenorizada da minha atividade profissional, bem como uma análise e reflexão crítica da mesma, ao longo de dezanove anos de serviço. Desde o início da minha atividade profissional, procurei manter-me atualizada nas vertentes científica, tecnológica e pedagógica, não só com o objetivo de Ensinar, como também de Aprender ao longo do meu percurso, pois só desta forma poderei contribuir para melhorar e estimular a aprendizagem dos alunos e, consequentemente, para a melhoria e eficácia do processo Ensino - Aprendizagem. Na segunda parte do relatório é enfatizado o papel que a Coordenadora dos Diretores de Turma do Ensino Secundário tem, enquanto representante da estrutura intermédia na organização pedagógica de uma Escola, bem como as suas atividades e constrangimentos na comunidade escolar. Enquanto Coordenadora dos Diretores de Turma do Ensino Secundário contribui para a implementação da nova Reforma do Ensino Secundário e acompanhei as mudanças e transformações subjacentes para o processo educativo que a mesma teve. É também, ainda, realizada uma reflexão crítica e global da importância do cargo de Coordenadora dos Diretores de Turma do Ensino Secundário, na vida de uma professora de Biologia e Geologia, bem como das funções, responsabilidades, competências e constrangimentos inerentes ao mesmo.

Description

Dissertação de mestrado, Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015

Keywords

Ensino Básico Ensino Secundário Ensino de geologia Ensino de biologia Professores Comunidades escolares Escolas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License