Publication
Aprender, ensinar, coordenar... na perspetiva de uma professora de biologia e geologia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cabral Silva, R. | |
dc.contributor.author | Silva, Sílvia Cristina Alves da | |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T16:39:14Z | |
dc.date.available | 2016-04-28T16:39:14Z | |
dc.date.issued | 2015-11-06 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de atividade profissional elaborado enquanto professora de Biologia e Geologia, dando cumprimento ao Despacho RT. 033/2011, tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia. Na primeira parte do relatório é realizada uma descrição pormenorizada da minha atividade profissional, bem como uma análise e reflexão crítica da mesma, ao longo de dezanove anos de serviço. Desde o início da minha atividade profissional, procurei manter-me atualizada nas vertentes científica, tecnológica e pedagógica, não só com o objetivo de Ensinar, como também de Aprender ao longo do meu percurso, pois só desta forma poderei contribuir para melhorar e estimular a aprendizagem dos alunos e, consequentemente, para a melhoria e eficácia do processo Ensino - Aprendizagem. Na segunda parte do relatório é enfatizado o papel que a Coordenadora dos Diretores de Turma do Ensino Secundário tem, enquanto representante da estrutura intermédia na organização pedagógica de uma Escola, bem como as suas atividades e constrangimentos na comunidade escolar. Enquanto Coordenadora dos Diretores de Turma do Ensino Secundário contribui para a implementação da nova Reforma do Ensino Secundário e acompanhei as mudanças e transformações subjacentes para o processo educativo que a mesma teve. É também, ainda, realizada uma reflexão crítica e global da importância do cargo de Coordenadora dos Diretores de Turma do Ensino Secundário, na vida de uma professora de Biologia e Geologia, bem como das funções, responsabilidades, competências e constrangimentos inerentes ao mesmo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201218798 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8089 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | Ensino de geologia | pt_PT |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Comunidades escolares | pt_PT |
dc.subject | Escolas | pt_PT |
dc.title | Aprender, ensinar, coordenar... na perspetiva de uma professora de biologia e geologia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário | pt_PT |