Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.1 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular relativa à prática
de ensino supervisionada, do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, e
contempla duas componentes: a análise e reflexão da experiência profissional no âmbito da
habilitação para a docência realizada através da licenciatura e uma proposta de atividades a
desenvolver numa turma de 6.º ano.
Neste sentido, este relatório foi elaborado em função da experiência profissional e da
necessidade de consciencialização e avaliação da prática no ensino da Educação Literária no
2.º ciclo, tendo por base o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2015,
implementado pelo Ministério da Educação.
De modo a analisar e avaliar o ensino da Educação Literária propõe-se um conjunto de
atividades a implementar numa turma de 6.º ano, referente a uma das obras de leitura obrigatória
Ulisses, de Maria Alberta Menéres, de acordo com o Plano Nacional de Leitura de 2015-2016.
O relatório tem como objetivo geral avaliar a implementação das Metas Curriculares no
domínio da Educação Literária no 6.º ano e engloba uma análise e reflexão inerentes a um
conjunto de estratégias propostas e aplicadas em sala de aula, no intuito de promover o
desenvolvimento do pensamento crítico e das competências intertextuais dos alunos.
Description
Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Ensino Educação literária Leitura Metas curriculares Competências intertextuais