Repository logo
 
Publication

A educação literária e intertextualidade - estratégias para o desenvolvimento do pensamento crítico e das competências intertextuais dos alunos no 6.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLopes, António Manuel Bernardo
dc.contributor.authorSilva, Cristina Isabel Ramos dos Santos
dc.date.accessioned2017-09-23T10:57:03Z
dc.date.available2017-09-23T10:57:03Z
dc.date.issued2017-01-24
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada, do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, e contempla duas componentes: a análise e reflexão da experiência profissional no âmbito da habilitação para a docência realizada através da licenciatura e uma proposta de atividades a desenvolver numa turma de 6.º ano. Neste sentido, este relatório foi elaborado em função da experiência profissional e da necessidade de consciencialização e avaliação da prática no ensino da Educação Literária no 2.º ciclo, tendo por base o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2015, implementado pelo Ministério da Educação. De modo a analisar e avaliar o ensino da Educação Literária propõe-se um conjunto de atividades a implementar numa turma de 6.º ano, referente a uma das obras de leitura obrigatória Ulisses, de Maria Alberta Menéres, de acordo com o Plano Nacional de Leitura de 2015-2016. O relatório tem como objetivo geral avaliar a implementação das Metas Curriculares no domínio da Educação Literária no 6.º ano e engloba uma análise e reflexão inerentes a um conjunto de estratégias propostas e aplicadas em sala de aula, no intuito de promover o desenvolvimento do pensamento crítico e das competências intertextuais dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid201711435pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10009
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectMetas curricularespt_PT
dc.subjectCompetências intertextuaispt_PT
dc.titleA educação literária e intertextualidade - estratégias para o desenvolvimento do pensamento crítico e das competências intertextuais dos alunos no 6.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - Cristina Silva.pdf
Size:
5.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: