Publication
A educação literária e intertextualidade - estratégias para o desenvolvimento do pensamento crítico e das competências intertextuais dos alunos no 6.º ano de escolaridade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, António Manuel Bernardo | |
dc.contributor.author | Silva, Cristina Isabel Ramos dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-09-23T10:57:03Z | |
dc.date.available | 2017-09-23T10:57:03Z | |
dc.date.issued | 2017-01-24 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada, do mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, e contempla duas componentes: a análise e reflexão da experiência profissional no âmbito da habilitação para a docência realizada através da licenciatura e uma proposta de atividades a desenvolver numa turma de 6.º ano. Neste sentido, este relatório foi elaborado em função da experiência profissional e da necessidade de consciencialização e avaliação da prática no ensino da Educação Literária no 2.º ciclo, tendo por base o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2015, implementado pelo Ministério da Educação. De modo a analisar e avaliar o ensino da Educação Literária propõe-se um conjunto de atividades a implementar numa turma de 6.º ano, referente a uma das obras de leitura obrigatória Ulisses, de Maria Alberta Menéres, de acordo com o Plano Nacional de Leitura de 2015-2016. O relatório tem como objetivo geral avaliar a implementação das Metas Curriculares no domínio da Educação Literária no 6.º ano e engloba uma análise e reflexão inerentes a um conjunto de estratégias propostas e aplicadas em sala de aula, no intuito de promover o desenvolvimento do pensamento crítico e das competências intertextuais dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201711435 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10009 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Educação literária | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Metas curriculares | pt_PT |
dc.subject | Competências intertextuais | pt_PT |
dc.title | A educação literária e intertextualidade - estratégias para o desenvolvimento do pensamento crítico e das competências intertextuais dos alunos no 6.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |