Repository logo
 
Publication

A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão

dc.contributor.advisorSimões, Helena Ralha
dc.contributor.authorFerreira, Maria Fernanda Monteiro
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:22Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:22Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação mest., Supervisão - Ensino Básico, 1º Ciclo, Universidade do Algarve, 2007por
dc.description.abstractO presente estudo centra-se nas relações interpessoais preconizadas, em contexto educativo, pelos professores e supervisandos e a influência que esta relação pode ter quando se perspectiva o ensino da Matemática. Neste sentido, enfatizam-se as relações estabelecidas pelos próprios professores face a esta disciplina de Matemática, a relação entre os alunos e a disciplina e ainda o trinómio Professor – Aluno – Matemática. Deste modo a iniciação no processo de ensino / aprendizagem da Matemática, a forma como os alunos aprendem e como o professor ensina, são abordados. Esta abordagem é feita em contexto supervisivo, tendo em conta o desenvolvimento psicológico da criança, designadamente ao nível e moral. Procura-se ainda estabelecer alguma relação entre a competência educativa e o sucesso educativo verificado em Matemática. Por se tratar de um estudo que, consideramos ser de tipo exploratório, este enquadra- se num contexto onde o desenho metodológico que melhor se adapta é o qualitativo, dado que esse estudo é por excelência um trabalho empírico circunscrito a um universo restrito pelo que se trata de uma amostra por conveniência e como tal não probabilística. Para a concretização do estudo recorremos à elaboração e / ou adaptação de vários instrumentos para a recolha dos dados a partir dos quais acedemos às representações dos professores, supervisandos e alunos acerca das concepções que têm acerca do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática. Pretende-se com este conhecimento compreender o que pensam os intervenientes acerca deste processo e de que modo perspectivam as suas práticas para prevenir o sucesso educativo. Os resultados a que acedemos evidenciam claramente que o processo de ensino / aprendizagem deve assentar nas relações interpessoais que se estabelecem em contexto de sala de aula. A relação intrapessoal entre cada professor e a própria disciplina é também fundamental que seja positiva para que os alunos, para quem o professor é um “modelo”, consigam, de igual modo, estabelecer boas relações com os conteúdos a trabalhar, especificamente com a Matemática. De igual modo se acedeu às concepções que os alunos têm acerca da Matemática e da relação intrapessoal que vão desenvolvendo com a mesma.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other37.04 FER*Mat Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/707
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.titleA matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão. Especialização em Ensino Básico (1º Ciclo)por

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Matemática no 1º Ciclo - Um Estudo em Contexto de Supervisão.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Matemática no 1º Ciclo - Um Estudo em Contexto de Supervisão - ANEXOS.pdf
Size:
452.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format