Publication
A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão
dc.contributor.advisor | Simões, Helena Ralha | |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Fernanda Monteiro | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:05:22Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:05:22Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description | Dissertação mest., Supervisão - Ensino Básico, 1º Ciclo, Universidade do Algarve, 2007 | por |
dc.description.abstract | O presente estudo centra-se nas relações interpessoais preconizadas, em contexto educativo, pelos professores e supervisandos e a influência que esta relação pode ter quando se perspectiva o ensino da Matemática. Neste sentido, enfatizam-se as relações estabelecidas pelos próprios professores face a esta disciplina de Matemática, a relação entre os alunos e a disciplina e ainda o trinómio Professor – Aluno – Matemática. Deste modo a iniciação no processo de ensino / aprendizagem da Matemática, a forma como os alunos aprendem e como o professor ensina, são abordados. Esta abordagem é feita em contexto supervisivo, tendo em conta o desenvolvimento psicológico da criança, designadamente ao nível e moral. Procura-se ainda estabelecer alguma relação entre a competência educativa e o sucesso educativo verificado em Matemática. Por se tratar de um estudo que, consideramos ser de tipo exploratório, este enquadra- se num contexto onde o desenho metodológico que melhor se adapta é o qualitativo, dado que esse estudo é por excelência um trabalho empírico circunscrito a um universo restrito pelo que se trata de uma amostra por conveniência e como tal não probabilística. Para a concretização do estudo recorremos à elaboração e / ou adaptação de vários instrumentos para a recolha dos dados a partir dos quais acedemos às representações dos professores, supervisandos e alunos acerca das concepções que têm acerca do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática. Pretende-se com este conhecimento compreender o que pensam os intervenientes acerca deste processo e de que modo perspectivam as suas práticas para prevenir o sucesso educativo. Os resultados a que acedemos evidenciam claramente que o processo de ensino / aprendizagem deve assentar nas relações interpessoais que se estabelecem em contexto de sala de aula. A relação intrapessoal entre cada professor e a própria disciplina é também fundamental que seja positiva para que os alunos, para quem o professor é um “modelo”, consigam, de igual modo, estabelecer boas relações com os conteúdos a trabalhar, especificamente com a Matemática. De igual modo se acedeu às concepções que os alunos têm acerca da Matemática e da relação intrapessoal que vão desenvolvendo com a mesma. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.other | 37.04 FER*Mat Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/707 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Teses | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.title | A matemática no 1º Ciclo: um estudo em contexto de supervisão | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Supervisão. Especialização em Ensino Básico (1º Ciclo) | por |
Files
Original bundle
1 - 2 of 2
Loading...
- Name:
- A Matemática no 1º Ciclo - Um Estudo em Contexto de Supervisão.pdf
- Size:
- 1.65 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- A Matemática no 1º Ciclo - Um Estudo em Contexto de Supervisão - ANEXOS.pdf
- Size:
- 452.99 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format