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Authors
Abstract(s)
A ansiedade do desempenho é frequente entre músicos profissionais, bem como entre
estudantes de música, e pode causar considerável distresse. Através de uma avaliação
longitudinal e da inclusão de um grupo de controlo, o presente estudo explora o efeito de um
programa baseado em meditações da atenção plena (do tipo MBCT) no distresse psicofisiológico
de um pequeno grupo de estudantes portugueses do ensino superior de música.
O curso decorreu durante o último trimestre do ano lectivo 2009-2010 e consistiu em
oito sessões semanais. Os indivíduos de ambos os grupos (N grupo experimental =16; N
grupo de controlo =15) completaram questionários para avaliação de medidas de auto-relato
no pré e pós-intervenção. Também foi determinado o nível médio diário de cortisol salivar
associado a duas actuações públicas em grupo.
Registaram algumas diferenças significativas entre grupos e efeitos relevantes da
intervenção. Corroborado pela significativa e relevante regulação fisiológica (níveis de
cortisol), junta-se um efeito grande e significativo observado na evolução do estado de
atenção plena e na ansiedade geral, e ainda mudanças favoráveis e relevantes no humor
depressivo e na afectividade positiva. O grau de experiência de fluxo e a ansiedade e
qualidade do desempenho musical na actuação em contexto de grupo mostraram uma
tendência para a variação ou mudança positiva nos indivíduos da condição experimental;
todavia, não se registaram diferenças significativas entre grupos.
A combinação da capacidade de regulação neuro-fisiológica associada ao desempenho
musical, com a regulação geral da ansiedade e humor e do estado de atenção, fazem presumir
que uma regulação mais generalizada da funcionalidade psicológica possa ter ocorrido como
efeito do treino, e a potencial utilidade de uma abordagem baseada em atenção plena na
gestão do quotidiano dos músicos e nas situações de palco. Benefícios relevantes foram
alcançados e as magnitudes do efeito registadas podem ser consideradas boas e com
significância prática. O desenvolvimento de competências atencionais e de gestão da
ansiedade através do ensino e prática da atenção plena parece ser um complemento útil no
treino de futuros músicos. Este tipo de desenho terapêutico evidencia potencialidade para ser
reproduzido com sucesso entre músicos profissionais.
Description
Dissertação de mest., Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Estudantes do ensino superior de música Estudo controlado pré-post teste Treino baseado na atenção plena Regulação psico-fisiológica da ansiedade e humor Afectividade Atenção plena Ansiedade do desempenho e estado de fluxo