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Atenção plena e ansiedade do desempenho em músicos

dc.contributor.advisorGouveia, J. Pinto
dc.contributor.advisorCruz, José Carlos Pestana dos Santos
dc.contributor.authorFernandes, Jacinta
dc.date.accessioned2012-11-13T09:38:25Z
dc.date.available2012-11-13T09:38:25Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de mest., Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractA ansiedade do desempenho é frequente entre músicos profissionais, bem como entre estudantes de música, e pode causar considerável distresse. Através de uma avaliação longitudinal e da inclusão de um grupo de controlo, o presente estudo explora o efeito de um programa baseado em meditações da atenção plena (do tipo MBCT) no distresse psicofisiológico de um pequeno grupo de estudantes portugueses do ensino superior de música. O curso decorreu durante o último trimestre do ano lectivo 2009-2010 e consistiu em oito sessões semanais. Os indivíduos de ambos os grupos (N grupo experimental =16; N grupo de controlo =15) completaram questionários para avaliação de medidas de auto-relato no pré e pós-intervenção. Também foi determinado o nível médio diário de cortisol salivar associado a duas actuações públicas em grupo. Registaram algumas diferenças significativas entre grupos e efeitos relevantes da intervenção. Corroborado pela significativa e relevante regulação fisiológica (níveis de cortisol), junta-se um efeito grande e significativo observado na evolução do estado de atenção plena e na ansiedade geral, e ainda mudanças favoráveis e relevantes no humor depressivo e na afectividade positiva. O grau de experiência de fluxo e a ansiedade e qualidade do desempenho musical na actuação em contexto de grupo mostraram uma tendência para a variação ou mudança positiva nos indivíduos da condição experimental; todavia, não se registaram diferenças significativas entre grupos. A combinação da capacidade de regulação neuro-fisiológica associada ao desempenho musical, com a regulação geral da ansiedade e humor e do estado de atenção, fazem presumir que uma regulação mais generalizada da funcionalidade psicológica possa ter ocorrido como efeito do treino, e a potencial utilidade de uma abordagem baseada em atenção plena na gestão do quotidiano dos músicos e nas situações de palco. Benefícios relevantes foram alcançados e as magnitudes do efeito registadas podem ser consideradas boas e com significância prática. O desenvolvimento de competências atencionais e de gestão da ansiedade através do ensino e prática da atenção plena parece ser um complemento útil no treino de futuros músicos. Este tipo de desenho terapêutico evidencia potencialidade para ser reproduzido com sucesso entre músicos profissionais.por
dc.identifier.other159.94 FER*Ate Cave
dc.identifier.tid202468526
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1816
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEstudantes do ensino superior de músicapor
dc.subjectEstudo controlado pré-post testepor
dc.subjectTreino baseado na atenção plenapor
dc.subjectRegulação psico-fisiológica da ansiedade e humorpor
dc.subjectAfectividadepor
dc.subjectAtenção plenapor
dc.subjectAnsiedade do desempenho e estado de fluxopor
dc.titleAtenção plena e ansiedade do desempenho em músicospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor

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