Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Final Agosto.pdf618 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho tem como objectivo compreender as concepções das crianças, das famílias e educadores, sobre o trabalho realizado no jardim de infância e o nível de participação dos principais intervenientes no processo de construção e desenvolvimento do currículo. Que oportunidades e/ou impedimentos, condicionam as suas participações enquanto actores intervenientes interessados no processo educativo. O estudo empírico realizou-se em três jardins de infância integrados num Agrupamento de Escolas da rede pública do Ministério da Educação. O trabalho teve por base o recurso a entrevistas às educadoras responsáveis pelos grupos, assim como a dezoito crianças integradas nas salas, onde as educadoras trabalham. Às famílias foi aplicado um questionário. Posteriormente foi elaborada a análise de todos os dados com o objectivo de se evidenciarem os elementos mais significativos e proceder-se à triangulação dos mesmos. A reflexão final permitiu compreender que neste contexto de estudo a participação destes diferentes actores no processo educativo, é muito pouco equitativa. A participação das crianças é reduzida, ou praticamente nula em alguns casos. No que se refere às famílias, observa-se que as suas participações reais, como principais responsáveis e interessados neste processo, também são minimizadas. O educador, no seu papel de gestor do currículo, não estabelece uma efectiva relação de partilha de poderes e tarefas, mas fundamentalmente, de partilha de informações decorrentes do processo. Contrariamente àquilo que é defendido a nível do discurso, que abona uma representação forte da intervenção dos diferentes parceiros, na prática parece notar-se um deficit neste domínio, nem sempre de forma consciente. A maioria da gestão do currículo está nas mãos do educador, tendo as famílias e as crianças, uma participação passiva.

Description

Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007

Keywords

Teses Educação infantil Currículo Desenvolvimento Participação Jardim de infância Família

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License