Repository logo
 
Publication

Educadores de adultos nos Centros Novas Oportunidades: que papel têm vindo a desempenhar? - visão a partir de um estudo de caso num CNO no Algarve

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarros, Rosanna
dc.contributor.authorTavares, Nélia da Conceição Pereira
dc.date.accessioned2016-06-14T09:24:36Z
dc.date.available2016-06-14T09:24:36Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2012
dc.description.abstractEm 2001, o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências foi criado em Portugal, tendo começado com apenas seis centros. Nos últimos dez anos, este sistema foi reconvertido e aumentou, não só o número de centros (designados agora como Centros Novas Oportunidades) como também aumentou o número de profissionais que neles exercem funções. As atividades que estes profissionais realizam, podem ser caracterizadas, eventualmente, como educação de adultos. Isso pode significar que estamos face ao desenvolvimento de um fenómeno de uma nova figura profissional. Quais são efetivamente as funções que os profissionais de RVC desempenham? Estas funções desenham, de alguma forma, um (novo) perfil profissional para os educadores de adultos? Esta pesquisa é motivada, principalmente, por estas duas perguntas e, sobretudo, pela observação constante e diária, que temos vindo a fazer, como profissional de RVCC, nos últimos seis anos. É nossa convicção que, esta pesquisa, possa ser um contributo para a análise e discussão sobre a trajetória da educação de adultos, em Portugal, se o papel de educadores de adultos está a mudar e em que direção. Os objetivos desta pesquisa são, em geral, relacionar os princípios orientadores da educação de adultos com o que os profissionais de RVCC estão a fazer e, especificamente a compreender o desempenho dos profissionais de RVCC com os adultos; a identificar os principais constrangimentos na sua ação; a promover a análise / discussão sobre as práticas no terreno e a questionar se estamos perante a necessidade da criação de um código ético e deontológico para a profissão, bem como a regulamentação da carreira (estatuto). Para podermos dar prossecução à investigação, em primeiro lugar, temos de conhecer as raízes dos paradigmas da educação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida, a fim de compreendemos o contexto atual da nossa ação. A nossa investigação é baseada numa pesquisa realizada num Centro Novas Oportunidades, promovido pela Escola Secundária de Loulé, no Algarve. Usámos metodologia da pesquisa qualitativa, recorrendo a uma abordagem interpretativa e selecionámos o estudo de caso como método de investigação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8403
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectEducadorespt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectExperiênciapt_PT
dc.subjectReconhecimento de competênciaspt_PT
dc.titleEducadores de adultos nos Centros Novas Oportunidades: que papel têm vindo a desempenhar? - visão a partir de um estudo de caso num CNO no Algarvept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 10
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_NT_2012.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Entr_A1.wma
Size:
13.54 MB
Format:
Unknown data format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo I - V_Entr_ A1.docx
Size:
67.72 KB
Format:
Microsoft Word XML
No Thumbnail Available
Name:
Anexo VI - X_Entr_B2.docx
Size:
93.17 KB
Format:
Microsoft Word XML
No Thumbnail Available
Name:
Entr_B2.wma
Size:
22.21 MB
Format:
Unknown data format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: