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Promoção de saúde em idade pré-escolar: atender às necessidades do grupo na segurança, alimentação e higiene

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Rute
dc.contributor.authorFava, Mariana Chan Pimentel
dc.date.accessioned2016-04-21T12:30:26Z
dc.date.available2016-04-21T12:30:26Z
dc.date.issued2016-01-18
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, caracterizado como um estudo básico ou genérico, de cariz qualitativo, no âmbito de um paradigma interpretativo, tem como principais objetivos conhecer as necessidades do grupo de 26 crianças quanto a três temas no âmbito de educação para a saúde: segurança, alimentação e higiene; e promover práticas e hábitos saudáveis tendo em conta as necessidades apresentadas anteriormente. Este estudo foi realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar (PES), a qual foi desenvolvida na cidade de Faro num jardim de infância. Este decorreu no período de 17 de novembro de 2014 a 13 de maio de 2015. Para atingir o primeiro objetivo deste relatório realizámos uma entrevista a todos os participantes, 26 crianças, completámos essa informação com pequenas observações do dia-a-dia no jardim de infância e uma entrevista à educadora de infância cooperante. Posteriormente seguimos para o segundo objetivo em que realizámos diferentes atividades que suprimissem as necessidades sentidas pelo grupo de crianças com base nos procedimentos metodológicos escolhidos para este estudo. Desenvolvemos atividades que promoveram hábitos de higiene oral, de lavagem das mãos e de alimentação saudável, através de uma dramatização, uma atividade experimental e um role playing game, respetivamente. Consideramos que através da implementação destas atividades foi possível atender às necessidades do grupo de crianças. Cabe ao educador adotar uma atitude de promotor de saúde, para que as crianças adquiram hábitos saudáveis que as acompanharão para o resto da sua vida, por isso o educador deve encontrar a melhor forma de promover esses hábitos de saúde, sem esquecer a importância do lúdico.pt_PT
dc.identifier.tid202178226
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8048
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPromoção de saúdept_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subjectAlimentaçãopt_PT
dc.subjectHigienept_PT
dc.titlePromoção de saúde em idade pré-escolar: atender às necessidades do grupo na segurança, alimentação e higienept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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Relatório PES - Mariana Fava, n.º 44750, MEPE.pdf
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