Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.49 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: A Acne Vulgaris (AV) é uma doença crónica que se manifesta através de lesões cutâneas. Esta surge normalmente durante a puberdade, contudo, pode afetar qualquer indivíduo em algum momento da sua vida. Tem sido também verificado um elevado desconhecimento, ou fornecimento de informação errada, das causas e fatores agravantes da AV entre a comunidade em geral. Todos estes fatores contribuem para os numerosos transtornos psíquicos e emocionais associados a esta patologia, como depressão, ansiedade, diminuição da autoestima e da autoconfiança.
Objetivos: Este estudo teve como principal objetivo a avaliação do conhecimento de jovens adolescentes sobre a Acne Vulgaris e a avaliação do impacto de uma ação educativa junto dos mesmos. Foram também objetivos a caracterização demográfica dos jovens integrados no estudo e a sua perceção sobre a prevalência de acne.
Métodos: Foram aplicados a jovens do 3ºciclo do Agrupamento de Escolas de Almodôvar, um total de 212 questionários construídos especificamente para avaliar o conhecimento dos mesmos em duas fases distintas, antes e depois da ação educativa. Posteriormente procedeu-se ao tratamento dos dados obtidos, através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), de forma a avaliar o impacto da ação educativa nos jovens adolescentes.
Resultados e Discussão: A amostra apresentava uma média de idades de cerca de 14 anos, maioritariamente (57,5%) indivíduos do sexo masculino. A perceção sobre a existência de acne nos jovens foi relativamente semelhante antes e depois da sessão educativa, não apresentando diferenças estatisticamente significativas. Contudo, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas (p<0.05) antes e depois da ação educativa ao nível da perceção do conhecimento global dos jovens e da classificação desse conhecimento; bem como nos conhecimentos relativos à definição de acne, aos tipos de acne, etiopatogenia e fatores agravantes da patologia, produtos específicos para acne e ainda alguns mitos como, a acne ser uma patologia contagiosa, o envolvimento da dieta no aparecimento de acne, a limpeza agressiva da pele acneica, a manipulação das lesões ou ainda a utilização de maquilhagem em peles com acne.
Conclusão: Parece existir um défice de conhecimentos sobre a acne vulgaris nos jovens adolescentes. Contudo, os resultados levam a crer que a educação sobre esta patologia, em grupo, pode ser uma estratégia de aumento do conhecimento dos jovens adolescentes.
Description
Dissertação de mestrado, Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Acne Vulgaris Adolescentes Conhecimento Educação para a saúde